A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 200500220
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Título

A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Priscila Pereira Cardoso

    Priscila Pereira

  • Adriana Barbosa Ribeiro

    Adriana Barbosa Ribeiro

DOI
10.37885/200500220
Publicado em

15/06/2020

Páginas

16-26

Capítulo

2

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação nos primeiros anos escolares. A metodologia deste estudo foi estruturada a partir de pesquisas bibliográficas de artigos científicos selecionados em bases de dados virtuais como Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd), Ministério da Educação (MEC), Revista Educação Especial e Domínio Público sobre a área das altas habilidades/superdotação - AH/SD voltadas à identificação. No Brasil, a escassa produção acadêmica aliada à presença de antigos mitos tem constituído significativos obstáculos para o processo de identificação de crianças com AH/SD. A heterogeneidade do grupo dos que apresentam AH/SD aponta para as discussões acerca da definição do fenômeno, que deve ser compreendido de forma multidimensional. A identificação desses alunos requer competência e compromisso dos envolvidos, com o intuito de evitar equívocos no processo. Para pensar na observação das diversas habilidades nos espaços escolares é necessário que se parta do início, da entrada da criança no processo escolar, ou seja, é importante observar as crianças nos primeiros anos escolares para que haja o reconhecimento e a identificação das diferentes e diversas habilidades que estas podem vir a apresentar desde o início da escolarização. A identificação das crianças com AH/SD é complexa, já que não existe um perfil único que possa ser aplicado a todas elas. Os instrumentos apresentados devem ser parte de um processo de identificação, complementados por outras formas de obtenção de informações, e a sua utilização deve ser sempre contextualizada, e também adaptados e validados de acordo à realidade na qual forem aplicados, respeitando o referencial teórico subjacente.

Palavras-chave

criança, altas, habilidades/superdotação, escola

Autor(a) Correspondente
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