A HIPERATIVIDADE INFANTIL SOB O OLHAR DE DOCENTES E DISCENTES EM ESPAÇOS DE INTERAÇÕES LÚDICAS

Code: 200700796
Downloads
37
Views
18
Compartilhe
Título

A HIPERATIVIDADE INFANTIL SOB O OLHAR DE DOCENTES E DISCENTES EM ESPAÇOS DE INTERAÇÕES LÚDICAS

Autores(as):
  • Alex Miller Pereira dos Reis

  • Mariana Sales Moura Santos

  • Priscila Dayane Vargas

  • Júlia Mata da Costa

  • Raissa Valente Costa

  • Ana Paula Cardoso Ferreira

  • Bruna Fava Reis

  • Matheus Alvim Silveira Diniz Machado

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200700796
    Publicado em

    10/09/2020

    Páginas

    67-76

    Capítulo

    5

    Resumo

    Os estudos propostos por esta pesquisa consideram a hiperatividade infantil um relevante campo do conhecimento que contribui para se pensar a criança , as relações e a saúde. No contexto da educação médica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina principiam sob a importância de se olhar a criança como um sujeito integral, em que as relações que estabelece com sua realidade são determinantes para sua condição e qualidade de vida. Desta forma, estabelecer relações de observador participante amplia tanto as possibilidades para melhor compreensão sobre a vida infantil, como torna-se um relevante instrumento de pesquisa sobre sua real condição. O foco central da pesquisa é compreender como a criança com transtorno de hiperatividade constrói e estabelece relações interpessoais em espaços lúdicos, com foco na Brinquedoteca.Esta investigação tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa e dar-se-á por meio de Estudo de Caso. A geração de dados ocorrerá por meio de observação participante, anamnese e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados será feita por meio da Análise de Conteúdo. Espera-se que este trabalho fomente discussões significativas para a área da saúde em interface com a educação, possibilitando aos cursos de graduação e futuros cursos de Pós-Graduação conhecimentos para construção de um olhar crítico e uma compreensão mais ampla sobre a realidade do sujeito hiperativo.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Hiperatividade; Brinquedoteca; docentes

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar