A GOURMETIZAÇÃO DO CAFÉ NO BRASIL

Code: 210504556
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Título

A GOURMETIZAÇÃO DO CAFÉ NO BRASIL

Autores(as):
  • Sarah Cordeiro dos Santos Silva

    Silva, Sarah Cordeiro dos Santos

  • Suzana Pedroza da Silva

    oza

DOI
10.37885/210504556
Publicado em

02/07/2021

Páginas

18-38

Capítulo

1

Resumo

Avaliou-se de forma reflexiva, os impactos positivos e negativos da gourmetização no mercado do café no Brasil, como um modo de contribuir com as discussões que estão se iniciando, acerca desse assunto, através de um levantamento de referencial teórico. A gourmetização surgiu em meio a uma crise econômica e ascensão da classe média. Essa onda gourmet trouxe oportunidades no mercado de trabalho, criação de novas empresas, disputa no mercado, geração de renda entre outros pontos relevantes. As cafeterias, por exemplo, sempre serviram café, mas a introdução de outros produtos, atenção ao mobiliário, iluminação, música, atendimento, serviço prestado pelo Barista, todos os fatores que compõe o ambiente e a experiência, fazem parte do processo de gourmetização do café, que tem sido bem apreciado no país. Outros fatores foram observados: a pressão de consumo, causada pelas ações de marketing, a oferta de produtos que não correspondem ao conceito gourmet e, uma certa banalização que essa palavra tem sofrido no meio gastronômico. No entanto, o mercado de cafés especiais se destaca e tem perspectiva de crescimento. Tendo em vista a qualidade intrínseca de cada safra e as possibilidades de combinações e harmonizações com outros insumos, que permitem uma experiência diferente a cada xícara.

Palavras-chave

Cafés especiais, Cafeterias, Gourmet.

Autor(a) Correspondente
Licença

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