A GESTÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DO PROJETO ECOPONTO NA ESCOLA DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE - UMA/UFT

Code: 230713845
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Título

A GESTÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DO PROJETO ECOPONTO NA ESCOLA DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE - UMA/UFT

Autores(as):
  • Lilian Patrícia Mourão Veras

  • Neila Barbosa Osório Osório

  • Nubia Pereira Brito Oliveira

  • Carla Kalinca Mourão Veras

  • Marlon Santos De Oliveira Brito

  • Fernando Afonso Nunes Filho

  • Ana Karolline Soares Alves

  • Jucelia Cordeiro Sousa Passos

  • Fábio De Sousa Almeida

  • Marcela Cristina Barbosa Garcia

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713845
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    24-34

    Capítulo

    2

    Resumo

    O trabalho realiza uma divulgação de percepções relacionadas à gestão escolar democrática, baseada na legislação brasileira e respaldada por estudos teóricos na área de Educação. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental, analisa documentos que abordam a gestão democrática e participativa, com o intuito de identificar suas implicações para a melhoria do sistema de ensino local. Busca-se, através dessa pesquisa, ampliar a compreensão dos conceitos fundamentais da gestão escolar, embasando-se nas observações dos relatórios do projeto Ecoponto na Escola. Esse projeto é realizado pela Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, pertencente à Rede Municipal de Palmas - Tocantins. O estudo também inclui uma análise bibliográfica, englobando autores como Coutinho e Lagares (2017), Dourado (2009), Freire (1975), Giroux (2007), Leher (2002), Libâneo (1983), Merleau-Ponty (2001), Minayo (2008), Osório, Silva Neto e Nunes Filho (2022) e Villas-Boas (2016). Os relatórios utilizados na pesquisa estão disponíveis nas coordenações das duas instituições parceiras e são arquivados para fins de registro. Os resultados obtidos permeiam as decisões cotidianas das atividades do projeto Ecoponto na Escola e são observados a partir de uma abordagem fenomenológica, suspendendo os conhecimentos prévios para uma análise mais aprofundada. As percepções encontradas revelam os principais conceitos da gestão escolar ao longo do desenvolvimento histórico do projeto, que envolve crianças e pessoas idosas. Esses conceitos são evidenciados através da participação ativa da comunidade escolar e local em uma prática educativa conduzida por meio de uma prática extensionista da Universidade Federal do Tocantins.

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    Palavras-chave

    Educação Intergeracional, Gestão Escolar, Educação Infantil.

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