A GESTÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ EM JURUTI/PA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Code: 211106699
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Título

A GESTÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ EM JURUTI/PA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Autores(as):
  • Robhyson Denys Rodrigues Silva

    Silva, Robhyson Denys Rodrigues

  • Raimundo Sátiro dos Santos Ramos

    Ramos, Raimundo Sátiro dos Santos

  • Manuel José Cabral dos Santos Reis

    Reis, Manuel José Cabral dos Santos

DOI
10.37885/211106699
Publicado em

01/04/2022

Páginas

138-148

Capítulo

10

Resumo

O objetivo deste capítulo é realizar uma análise da estrutura do curso de Graduação em Licenciatura Plena em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e sua gestão no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Brasil localizada no município de Juruti no Estado do Pará, além disto estabelecendo as suas relações com a educação a distância e seus desdobramentos qualitativos. Metodologicamente utilizou-se coleta de dados e análises através de entrevistas, onde participaram gestores, professores, estudantes-professores, escolhidos de maneira não intencional para que os diferentes pontos de vista estivessem presentes. Concluímos que para resolver os problemas apresentados seriam necessários diversos desafios de curto, médio e longo prazos a serem enfrentados nos cursos oferecidos pelo IFPa – Campus Santarém. Nos desafios de curto prazo podemos destacar a necessidade de uma revisão contínua do projeto político pedagógico do curso, sendo necessário adaptações para a realidade local, bem como qualificação dos professores nas ferramentas utilizadas no momento a distância. Nos desafios de médio prazo um trabalho sólido em equipe e entre os profissionais que atuam com a EaD, com a utilização de professores conteudistas, formadores e tutores presencias e a distância com o objetivo de não sobrecarregar o professor formador com o acúmulo de funções. Finalmente, nos desafios a longo prazo podemos verificar a necessidade de governantes e gestores realizarem uma reanálise dos recursos disponíveis com intuito de permitir melhorias de infraestruturas e logísticas. Adicionalmente, e em nossa opinião, os maiores problemas apresentados resultam de políticas públicas mal elaboradas. Neste contexto, tais políticas devem ser elaboradas com base em estudos aprofundados da realidade local.

Palavras-chave

Curso de informática, Educação a distancia, Gestão em EaD, Juruti/Pa.

Autor(a) Correspondente
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