A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS FRENTE À APRENDIZAGEM

Code: 220307988
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Título

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS FRENTE À APRENDIZAGEM

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/220307988
Publicado em

01/04/2022

Páginas

24-33

Capítulo

2

Resumo

Este trabalho pretende abordar de forma breve e objetiva aspectos históricos do processo educacional brasileiro articulado com a trajetória da prática educativa do gestor democrático. Com essa finalidade retomaremos a história da Gestão enfatizando o movimento de transição da Administração Escolar para a Gestão Democrática dentro do contexto de reformulação da educação e da redefinição das políticas educacionais. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, visa contribuir para o debate do papel dos gestores públicos educacionais dentro da perspectiva da Gestão Democrática e suas contribuições frente a aprendizagem. O que se conclui, é certo distanciamento entre o que declarado pela legislação e as práticas consolidadas na escola pelos gestores, pois ainda estamos presos a posturas tradicionais, hierárquicas e individualizadas no contexto escolar, dificultando a efetivação da gestão democrática. A gestão das escolas tem caminhado de forma desafiadora para uma nova forma de conduzir o espaço escolar de forma que se construa a democracia e fortaleça a autonomia.

Palavras-chave

Gestão Democrática, Políticas Educacionais, Democracia.

Autor(a) Correspondente
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