A GESTÃO DE RESÍDUOS E ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
A GESTÃO DE RESÍDUOS E ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Shyrlley Dayanne Soares Possidônio
Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
30/07/2023
45-60
2
Objetivo: O objetivo desse artigo consiste em realizar uma revisão de literatura sobre a gestão de resíduos e às mudanças climáticas, tendo em vista que o mundo a cada dia se torna globalizado e tecnológico com uma população cada vez mais consumista, o que gera a necessidade de um novo olhar para as questões ambientais. Assim se buscou averiguar se existe efetividade prática no Plano de Logística Sustentável do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, se realmente houve adesão às diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública e quais são ações realizadas para mitigar os impactos ambientais causados pelas atividades desenvolvidas pela instituição pública. Métodos: O delineamento metodológico que caracteriza a pesquisa traz uma abordagem qualitativa, aportada no método bibliográfico porque realizou-se uma revisão de literatura, onde se trouxe, de forma coordenada e cronológica as principais propostas e teorias que surgiram nos últimos cinco anos. Resultados: Os principais resultados encontrados sugerem que existem algumas ações ambientais ocorrendo ou que ocorreram resultantes de metas pactuadas em documentos institucionais, porém, não existe publicização efetiva e nem acompanhamento no tocante a redução do consumo. Conclusão: Desta forma se percebe que existe um longo caminho a ser percorrido em busca da sustentabilidade ambiental em nível institucional.Palavras-chave: impactos ambientais, logísticas sustentável e reversa, agenda ambiental na administração pública, descarte de resíduos.
Ler mais...Impactos ambientais, logísticas sustentável e reversa, agenda ambiental na administração pública, descarte de resíduos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.