A GESTÃO DE PESSOAS COM BASE NAS COMPETÊNCIAS COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO SENAC/CE

Code: 230412724
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Título

A GESTÃO DE PESSOAS COM BASE NAS COMPETÊNCIAS COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO SENAC/CE

Autores(as):
  • Nara De Abreu Braga

  • Francisco De Assis Francelino Alves

  • Kalleu De Alencar

  • Rolando Juan Soliz Estrada

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230412724
    Publicado em

    30/05/2023

    Páginas

    43-56

    Capítulo

    3

    Resumo

    Objetivo: Este trabalho traz uma análise da contribuição da Gestão de Pessoas por Competências para o desenvolvimento das Competências Organizacionais do SENAC-CE – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará - uma instituição de ensino profissional que é reconhecida no mercado pela excelência de sua atuação. Métodos: A pesquisa foi realizada no ano de 2010, a análise teve como base entrevistas realizadas com os gestores da instituição, sendo eles os coautores do planejamento estratégico e, portanto, ‘definidores’ das competências organizacionais, tornando-se por isso os principais atores na identificação das ações desenvolvidas pela área de Gestão de Pessoas que estão diretamente voltadas para o desenvolvimento das competências organizacionais. A metodologia empregada foi o estudo de caso, tendo como referencial teórico o pensamento dos autores Zarifian, Le Boterf, autores franceses, e Joel de Sousa Dutra e Tereza Fleury, brasileiros. A coleta de dados foi efetivada mediante aplicação de entrevista semiestruturada, junto a 20 gestores dos diversos setores do SENAC-CE. Resultados: demonstraram que a Gestão de Pessoas, utilizando as competências, vem desenvolvendo ações efetivas em educação corporativa, e, desta forma, obtendo considerável índice de desenvolvimento das competências individuais e, consequentemente, das competências organizacionais. Conclusão: a Gestão de Pessoas tem contribuído de maneira definitiva para o desenvolvimento das competências organizacionais, principalmente, por meio da educação corporativa, que tem por finalidade alinhar o desenvolvimento das competências individuais dos colaboradores aos objetivos estratégicos das organizações, como pode ser constatado.

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    Palavras-chave

    Gestão de pessoas, Gestão estratégica, Aprendizagem, Competências.

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