A GESTÃO DA ESCOLA “FLOR DE LIS”: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES, IDENTIDADE, METODOLOGIA E FORMAS DE ATUAÇÃO

Code: 220308049
4
5
Título

A GESTÃO DA ESCOLA “FLOR DE LIS”: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES, IDENTIDADE, METODOLOGIA E FORMAS DE ATUAÇÃO

Autores(as):
  • Wallison Brandão Vieira

    Vieira, Wallison Brandão

  • Eduarda Ingred de Andrade Oliveira

    Oliveira, Eduarda Ingred de Andrade

  • Osmar Rufino Braga

    Braga, Osmar Rufino

  • Luzia Silva Alves

    Alves, Luzia Silva

  • Veronica Maria Lima Abreu

    Abreu, Veronica Maria Lima

DOI
10.37885/220308049
Publicado em

01/04/2022

Páginas

9-23

Capítulo

1

Resumo

O artigo objetiva analisar o modelo de atuação de uma escola da rede municipal da zona urbana da cidade de Parnaíba-PI, refletindo a concepção e as práticas de gestão sob o ponto de vista da gestora, bem como os aspectos relevantes acerca das suas características e formas de atuação no cotidiano escolar. Fruto de uma pesquisa qualitativa em andamento, usando a metodologia do estudo de caso, o trabalho focaliza os processos e as práticas de gestão, incluindo a infraestrutura, o Projeto Político Pedagógico (PPP), a participação do corpo docente, estudantes e da comunidade em todos os âmbitos que dizem respeito ao espaço escolar. A investigação, mesmo não tendo chegado ao final, tem relevância na medida em que muitos sujeitos informam e apresentam suas escolas como modelos democráticos, o que nem sempre constatamos quando observamos atentamente as concepções, as práticas e o funcionamento das instâncias de decisão. O presente trabalho está respaldado nas contribuições de Heloisa Luck, Vitor Paro e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.304/LDB). Verificamos que o ato de gerir não se restringe simplesmente a implementação das atribuições de um cargo, mas implica uma multiplicidade de ações e tarefas que remetam a um ensino eficiente e com qualidade para todos, fundado numa concepção democrática e participativa e no funcionamento ativo de instâncias que, de forma consciente, cumpram seu papel técnico, social e político na gestão da educação no âmbito escolar.

Palavras-chave

Modelo de gestão, Gestão democrática, Gestão participativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.