A GESTÃO DA ESCOLA “FLOR DE LIS”: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES, IDENTIDADE, METODOLOGIA E FORMAS DE ATUAÇÃO
Wallison Brandão Vieira
Vieira, Wallison Brandão
Eduarda Ingred de Andrade Oliveira
Oliveira, Eduarda Ingred de Andrade
Osmar Rufino Braga
Braga, Osmar Rufino
Luzia Silva Alves
Alves, Luzia Silva
Veronica Maria Lima Abreu
Abreu, Veronica Maria Lima
01/04/2022
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O artigo objetiva analisar o modelo de atuação de uma escola da rede municipal da zona urbana da cidade de Parnaíba-PI, refletindo a concepção e as práticas de gestão sob o ponto de vista da gestora, bem como os aspectos relevantes acerca das suas características e formas de atuação no cotidiano escolar. Fruto de uma pesquisa qualitativa em andamento, usando a metodologia do estudo de caso, o trabalho focaliza os processos e as práticas de gestão, incluindo a infraestrutura, o Projeto Político Pedagógico (PPP), a participação do corpo docente, estudantes e da comunidade em todos os âmbitos que dizem respeito ao espaço escolar. A investigação, mesmo não tendo chegado ao final, tem relevância na medida em que muitos sujeitos informam e apresentam suas escolas como modelos democráticos, o que nem sempre constatamos quando observamos atentamente as concepções, as práticas e o funcionamento das instâncias de decisão. O presente trabalho está respaldado nas contribuições de Heloisa Luck, Vitor Paro e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.304/LDB). Verificamos que o ato de gerir não se restringe simplesmente a implementação das atribuições de um cargo, mas implica uma multiplicidade de ações e tarefas que remetam a um ensino eficiente e com qualidade para todos, fundado numa concepção democrática e participativa e no funcionamento ativo de instâncias que, de forma consciente, cumpram seu papel técnico, social e político na gestão da educação no âmbito escolar.
Modelo de gestão, Gestão democrática, Gestão participativa.
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