A GÊNESE E O FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO NO CONTEXTO DA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA
Paula Junqueira Da Silva
Silva, Paula Junqueira da
Silvaci Gonçalves Santiano Rodrigues
Rodrigues, Silvaci Gonçalves Santiano
08/03/2023
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TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DO ESTADO DE GOIÁS
Este texto apresenta resultados da pesquisa de campo realizada em 2019 e vinculados à pesquisa financiada pelo CNPq ‘Territórios em disputa no fechamento de escolas no campo do estado de Goiás”. O texto tem por objetivo ressaltar o papel do capitalismo imperialista na gênese e no fechamento das escolas do campo em Iporá, destacando o papel da agência americana Peace Corps nesse processo. Como instrumento de pesquisa empírica foi utilizado o roteiro estruturado de entrevista e explorado os relatos espontâneos dos sujeitos vinculados à gênese da educação do campo em Iporá - ex-gestor e ex-professor de uma das unidades de ensino, Secretário Municipal da Educação de Iporá, a Coordenadora Geral da Educação no Campo de Iporá e a ex-aluna e liderança da comunidade rural onde uma das antigas escolas foi desativada. Para acessar registros históricos sobre as primeiras escolas construídas na zona rural a pesquisa em redes sociais – Facebook e WhatsApp – foi fundamental. A partir da abordagem histórico crítica ao longo da escrita terminamos o texto ressaltando o papel dialético das escolas estabelecidas no meio rural na manutenção e na recriação do campesinato em Goiás.
Iporá, Peace Corps, Capitalismo imperialista no campo, Educação hegemônica, Campesinato.
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