A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO A DISTÂNCIA
Johnattan Douglas Ferreira Viana
Viana, Johnattan Douglas Ferreira
Eliezio Gomes Queiroz Neto
Queiroz Neto, Eliezio Gomes
Tainan Santana da Silva
Silva, Tainan Santana da
Adriana Valentim Wandermurem
Wandermurem, Adriana Valentim
31/10/2021
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A gamificação como recurso didático contribui para uma aprendizagem prazerosa e traz melhorias para o rendimento dos alunos. No entanto, ainda existem desafios que precisam ser superados para efetivação dessa prática, em especial nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Este trabalho busca investigar quais os desafios atuais enfrentados pela gestão das instituições de Ensino a Distância e professores/tutores na utilização da gamificação enquanto recurso didático. A metodologia deste trabalho se deu por revisão da literatura utilizando recurso de síntese para a coleta de dados bibliográficos e eletrônicos. Assim, identificou-se neste trabalho que a técnica da gamificação como recurso didático pode ser um grande aliado no aumento do engajamento e da motivação dos alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino a Distância, Gamificação.
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