A FOTOGRAFIA PARAENSE: ABORDAGENS HISTÓRICA, ESTÉTICA E DOCUMENTAL

Code: 201001844
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Título

A FOTOGRAFIA PARAENSE: ABORDAGENS HISTÓRICA, ESTÉTICA E DOCUMENTAL

Autores(as):
  • Helder Fabricio Brito Ribeiro

    Ribeiro, Helder Fabricio Brito

  • Analaura Corradi

    Corradi, Analaura

DOI
10.37885/201001844
Publicado em

20/01/2021

Páginas

9-21

Capítulo

1

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre o processo histórico-cultural da fotografia paraense. O estudo analisa a projeção da fotografia a partir de um cenário de produção visual. No Brasil, a fotografia aparece com o francês Antonie Florence. Quando os imigrantes chegavam ao Brasil, traziam em sua bagagem cultural suas técnicas e habilidades e, assim, no final do século XIX, as novas tecnologias começavam a ser empregadas nos estúdios. Nela, sobressaíam-se muitos fotógrafos que trouxeram para o Brasil tecnologias inovadoras, e quem começa atuar na Amazônia, Felipe Fidanza, abrindo seu estúdio em Belém. A fotografia no Pará pode-se dizer que não se distancia da que era praticada no mundo. Como suporte teórico para as discussões e análises de ordem histórica da fotográfica adotou-se Walter Benjamin (1994); ainda para os contextos históricos no Pará os relatos por Rubens Fernandes Junior (2002). Também foram fundamentais e para a abordagem referente à criação de imagens Susang Sontag (2004) e à memória coletiva, identidade e cultura, teve-se como base o pensamento de Maurice Halbwachs (2004) e Stuart Hall (2001).

Palavras-chave

Fotografia. Amazônia. Cultura. Identidade

Autor(a) Correspondente
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