A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENTREMEADA POR SABERES TECNOLÓGICOS E PRÁTICOS COM BASE NO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME

Code: 230512984
9
0
Título

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENTREMEADA POR SABERES TECNOLÓGICOS E PRÁTICOS COM BASE NO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME

Autores(as):
  • Ângela Fátima Da Rocha

    ROCHA, A. F.

  • Ernany Paranaguá Da Silva

    SILVA, E. P

  • Larissa Da Silva Freitas

    FREITAS, l. s.

  • Thaisa Bruna Nieland Borges

    BORGES, T. B. N.

  • Deyziane Anunciação Da Silva

    SILVA, D. A.

  • Vânia De Albuquerque Kawatake Mayolino

    MAYOLINO, V. A. K.

  • Kamila Vitória Chaves E Silva

    SILVA, K. V. C.

  • Nivean Ramos

    RAMOS, N.

  • Ana Júlia Lima Lopes

    LOPES, A. J. L.

DOI
10.37885/230512984
Publicado em

07/06/2023

Páginas

494-501

Capítulo

32

Resumo

O objetivo do trabalho foi promover o desenvolvimento educacional por meio de ações teórico-práticas que levaram os conhecimentos fundamentais sobre o sistema construtivo Light Steel Framing LSF, a fim de que os discentes possam atuar de forma mais eficiente e mais inovadora na construção civil em Mato Grosso. Método: Um laboratório protótipo de construção a seco foi desenvolvido e construído no sistema construtivo LSF dentro do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Foi trabalhada a pesquisa ação. Os participantes foram discentes dos cursos Superiores em Tecnologia de Controle de Obras e Construção de Edifício, dos cursos de ensino Médio Integrado e do ensino Subsequente, em Edificações e Agrimensura. Resultados: Os resultados obtidos promoveram reflexões quanto ao sistema construtivo LSF e os sistemas convencionais, bem como o aprendizado teórico-prático de qualidade. Conclusão: A pesquisa interdisciplinar dentro da Educação Profissional e Tecnológica demanda uma atuação de interação com a sociedade e com os diversos segmentos institucionais; envolvendo, por meio da própria pesquisa, discentes, docentes, administrativos e, por fim, a sociedade. Para além do desenvolvimento de uma simples temática, a pesquisa realiza algo que desperta nos discentes o gosto pelo estudo e traz a satisfação aos docentes em trabalhar em prol dela.

Palavras-chave

Educação Profissional, Interdisciplinaridade, Sistemas Construtivos, Transformação Social.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.