A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MEDIADA POR UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA

Code: 201102199
29
10
Título

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MEDIADA POR UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA

Autores(as):
  • Francisco Jeovane do Nascimento

    Nascimento, Francisco Jeovane do

  • Rita De Cássia do Nascimento

    Nascimento, Rita de Cássia do

  • Raylson Francisco Nunes de Sousa

    Sousa, Raylson Francisco Nunes de

  • Lucyllia Elenir Rocha Castro

    Castro, Lucyllia Elenir Rocha

  • Regiane Rodrigues Araújo

    Araújo, Regiane Rodrigues

  • Maria Socorro Lucena Lima

    Lima, Maria Socorro Lucena

DOI
10.37885/201102199
Publicado em

04/02/2021

Páginas

448-458

Capítulo

27

Resumo

O presente trabalho é oriundo de uma experiência formativa realizada no âmbito do Estágio Supervisionado, contemplando o estabelecimento dialógico entre os licenciandos em Matemática e um professor que atua na Educação Básica. Objetivou a troca mútua de conhecimentos adquiridos por estudos e práticas profissionais por meio da problematização de situações vivenciadas pelos licenciandos nas atividades de regência do Estágio. O estudo está embasado na abordagem qualitativa. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a observação participante, em que os aspectos e fatores, provenientes das ações dos sujeitos envolvidos no processo, foram anotados no diário de campo. No exercício da problematização, foram confrontadas as histórias de sucesso e fracasso que o professor vivencia em seu cotidiano profissional. O diálogo assumiu a função particularista de mediação entre os sujeitos, perpassando a escuta reflexiva e atenta, bem como, a exposição argumentativa-crítica. Nessa direção, essa experiência formativa, realizada na formação inicial do professor de Matemática, constituiu-se como um importante contributo para a formação docente porque operou em torno de elementos condicionantes da formação inicial envolvendo as dimensões pessoais, contextuais e organizacionais.

Palavras-chave

Formação inicial. Professor de Matemática. Experiência dialógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.