A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MEDIADA POR UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA
Francisco Jeovane do Nascimento
Nascimento, Francisco Jeovane do
Rita De Cássia do Nascimento
Nascimento, Rita de Cássia do
Raylson Francisco Nunes de Sousa
Sousa, Raylson Francisco Nunes de
Lucyllia Elenir Rocha Castro
Castro, Lucyllia Elenir Rocha
Regiane Rodrigues Araújo
Araújo, Regiane Rodrigues
Maria Socorro Lucena Lima
Lima, Maria Socorro Lucena
04/02/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
O presente trabalho é oriundo de uma experiência formativa realizada no âmbito do Estágio Supervisionado, contemplando o estabelecimento dialógico entre os licenciandos em Matemática e um professor que atua na Educação Básica. Objetivou a troca mútua de conhecimentos adquiridos por estudos e práticas profissionais por meio da problematização de situações vivenciadas pelos licenciandos nas atividades de regência do Estágio. O estudo está embasado na abordagem qualitativa. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a observação participante, em que os aspectos e fatores, provenientes das ações dos sujeitos envolvidos no processo, foram anotados no diário de campo. No exercício da problematização, foram confrontadas as histórias de sucesso e fracasso que o professor vivencia em seu cotidiano profissional. O diálogo assumiu a função particularista de mediação entre os sujeitos, perpassando a escuta reflexiva e atenta, bem como, a exposição argumentativa-crítica. Nessa direção, essa experiência formativa, realizada na formação inicial do professor de Matemática, constituiu-se como um importante contributo para a formação docente porque operou em torno de elementos condicionantes da formação inicial envolvendo as dimensões pessoais, contextuais e organizacionais.
Formação inicial. Professor de Matemática. Experiência dialógica.
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