A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, RELAÇÃO ENTRE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, MULTIPROFISSIONALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE

Code: 220809862
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Título

A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, RELAÇÃO ENTRE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, MULTIPROFISSIONALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE

Autores(as):
  • Erick Douglas Weber Maia

    Maia, Erick Douglas Weber

  • Dyeniffer Custódio De Oliveira

    Oliveira, Dyeniffer Custódio de

  • Kelly Fernanda Opolis Dos Santos

    Santos, Kelly Fernanda Opolis dos

  • Pamela Schelbauer

    Schelbauer, Pamela

DOI
10.37885/220809862
Publicado em

29/12/2022

Páginas

12-30

Capítulo

1

Resumo

A formação do profissional de saúde em nível superior no Brasil é regido pelas Instituições de Ensino Superior, onde estas utilizam-se de documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), para que os projetos pedagógicos norteadores do processo de formação sejam elaborados. Os serviços de saúde, em especial a rede de atenção primária, não alcançam de forma integral o cuidado ideal para a demanda de usuários. A fragmentação da assistência torna o atendimento isolado com atenção e encaminhamentos desarticulados, tornando-os incapazes de solucionar de forma eficaz os problemas que lhes são apresentados, desta forma, justifica-se a necessidade da realização do estudo, o qual teve como objetivo relacionar os quesitos de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade presentes nas DCNs dos cursos da área da saúde do Brasil. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e bibliográfica. Foram utilizadas bases de dados online, e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) como norteadores da busca. Foi possível identificar após a análise das DCNs a presença ou não das temáticas de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade nas mesmas. Compreende-se que o trabalho em equipe de forma multiprofissional, interdisciplinar e interprofissional deve ser exercido a fim de promover uma assistência à saúde integral, e este deve ter seu início durante o processo de formação do profissional de saúde.

Palavras-chave

Saúde, Educação superior, Equipe de assistência ao paciente, Recursos humanos.

Autor(a) Correspondente
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