A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, RELAÇÃO ENTRE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, MULTIPROFISSIONALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE
Erick Douglas Weber Maia
Maia, Erick Douglas Weber
Dyeniffer Custódio De Oliveira
Oliveira, Dyeniffer Custódio de
Kelly Fernanda Opolis Dos Santos
Santos, Kelly Fernanda Opolis dos
Pamela Schelbauer
Schelbauer, Pamela
29/12/2022
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - VOLUME 3
A formação do profissional de saúde em nível superior no Brasil é regido pelas Instituições de Ensino Superior, onde estas utilizam-se de documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), para que os projetos pedagógicos norteadores do processo de formação sejam elaborados. Os serviços de saúde, em especial a rede de atenção primária, não alcançam de forma integral o cuidado ideal para a demanda de usuários. A fragmentação da assistência torna o atendimento isolado com atenção e encaminhamentos desarticulados, tornando-os incapazes de solucionar de forma eficaz os problemas que lhes são apresentados, desta forma, justifica-se a necessidade da realização do estudo, o qual teve como objetivo relacionar os quesitos de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade presentes nas DCNs dos cursos da área da saúde do Brasil. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e bibliográfica. Foram utilizadas bases de dados online, e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) como norteadores da busca. Foi possível identificar após a análise das DCNs a presença ou não das temáticas de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e interprofissionalidade nas mesmas. Compreende-se que o trabalho em equipe de forma multiprofissional, interdisciplinar e interprofissional deve ser exercido a fim de promover uma assistência à saúde integral, e este deve ter seu início durante o processo de formação do profissional de saúde.
Saúde, Educação superior, Equipe de assistência ao paciente, Recursos humanos.
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