A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AGENTES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES E LIMITES
Elival Pereira Dos Santos
Santos, E. P.
Walter Saraiva Lopes
Lopes, W. S.
Antonia Francisca Da Silva Saraiva
Saraiva
30/06/2023
11-19
1
ABORDAGENS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivo: Estudar como a formação dos professores pode enfrentar os desafios a fim de promover uma cidadania consciente e responsável. Métodos: Esta pesquisa constitui de uma revisão da literatura, que analisa e sintetiza o conhecimento existente sobre a forma como a formação dos professores pode promover a cidadania consciente e responsável, por meio da exploração de estudos, teorias e abordagens relevantes sobre esse campo. Resultados: Destacam que a formação de professores como agentes para a construção da cidadania apresenta vários fatores, pois incluem o desenvolvimento de competências pedagógicas voltadas para a educação cidadã, a promoção da reflexão crítica sobre temas sociais, a valorização da diversidade e o estímulo à participação ativa dos alunos em ações comunitárias. No entanto, os desafios apontam para a necessidade de incentivos e políticas educacionais que valorizem a formação de professores como agentes para a construção da cidadania, bem como a criação de um ambiente propício nas escolas para o desenvolvimento de habilidades cívicas e éticas nos alunos. Conclusão: Pode-se concluir que, a formação de professores como agentes para a construção da cidadania apresenta tanto possibilidades promissoras quanto limites a serem superados. Porém, ao reconhecer a importância dessa formação e investir em estratégias e políticas educacionais que valorizem, estar contribuindo para a formação de alunos mais consciente, justo, participativo e comprometido com o bem comum. A transformação da educação em uma ferramenta efetiva para a construção da cidadania é um desafio coletivo, mas também uma responsabilidade que não pode se ignorar.
Formação de professores, Educação cidadã, Desafios da formação dos professores, Participação ativa dos alunos, Cidadania.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.