A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AGENTES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Code: 230513210
10
0
Título

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AGENTES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores(as):
  • Elival Pereira Dos Santos

    Santos, E. P.

  • Walter Saraiva Lopes

    Lopes, W. S.

  • Antonia Francisca Da Silva Saraiva

    Saraiva

DOI
10.37885/230513210
Publicado em

30/06/2023

Páginas

11-19

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Estudar como a formação dos professores pode enfrentar os desafios a fim de promover uma cidadania consciente e responsável. Métodos: Esta pesquisa constitui de uma revisão da literatura, que analisa e sintetiza o conhecimento existente sobre a forma como a formação dos professores pode promover a cidadania consciente e responsável, por meio da exploração de estudos, teorias e abordagens relevantes sobre esse campo. Resultados: Destacam que a formação de professores como agentes para a construção da cidadania apresenta vários fatores, pois incluem o desenvolvimento de competências pedagógicas voltadas para a educação cidadã, a promoção da reflexão crítica sobre temas sociais, a valorização da diversidade e o estímulo à participação ativa dos alunos em ações comunitárias. No entanto, os desafios apontam para a necessidade de incentivos e políticas educacionais que valorizem a formação de professores como agentes para a construção da cidadania, bem como a criação de um ambiente propício nas escolas para o desenvolvimento de habilidades cívicas e éticas nos alunos. Conclusão: Pode-se concluir que, a formação de professores como agentes para a construção da cidadania apresenta tanto possibilidades promissoras quanto limites a serem superados. Porém, ao reconhecer a importância dessa formação e investir em estratégias e políticas educacionais que valorizem, estar contribuindo para a formação de alunos mais consciente, justo, participativo e comprometido com o bem comum. A transformação da educação em uma ferramenta efetiva para a construção da cidadania é um desafio coletivo, mas também uma responsabilidade que não pode se ignorar.

Palavras-chave

Formação de professores, Educação cidadã, Desafios da formação dos professores, Participação ativa dos alunos, Cidadania.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.