A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: À CONSTRUÇÃO DE HABITUS PROFESSORAL

Code: 210805653
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Título

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: À CONSTRUÇÃO DE HABITUS PROFESSORAL

Autores(as):
  • Daniele Gonçalves Lisbôa Gross

  • Ângela Roberta Felipe Campos

  • Jackson Carlos da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805653
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    42-53

    Capítulo

    4

    Resumo

    Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre a formação continuada dos professores da Educação Infantil do SESC – Palmas, favorecer momentos de socialização de experiências entre os professores e orientadores dessa área e identificar e analisar as condições que favorecem a produção do habitus professoral, visando à compreensão da prática pedagógica dos professores da Educação Infantil do Sesc de Palmas –TO. Metodologia: Para essa iniciativa adentramos em alguns estudos bibliográficos e também pela pesquisa de campo, através de entrevistas com os professores da Educação Infantil do SESC - Palmas, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, elaborada por Moreira; Simões & Porto (2005). Resultados: De maneira geral, essa pesquisa permitiu conhecer de maneira mais sistematizada se a formação inicial preparou de fato os professores para atuarem na Educação Infantil e, as contribuições das formações continuadas trazem para a prática pedagógica dos professores e para construção de habitus professoral da Educação Infantil do SESC – Palmas. Conclusão: Percebeu-se que não houve uma formação específica que contribuiu na prática pedagógica para a infância.

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    Palavras-chave

    Formação Continuada, Prática Pedagógica, Educação Infantil.

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