A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA: (RE)DISCUTINDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 201202513
14
3
Título

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA: (RE)DISCUTINDO METODOLOGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Lauro Lopes Pereira Neto

    Pereira Neto, Lauro Lopes

  • Regina Maria de Oliveira Brasileiro

    Brasileiro, Regina Maria de Oliveira

  • Renata Lúcia Sá Moreira

    Moreira, Renata Lúcia Sá

  • Douglas Lopes do Nascimento

    Nascimento, Douglas Lopes do

  • Bruna Janaina do Amor Divino Nonato

    Nonato, Bruna Janaina do Amor Divino

  • Genildo Henrique de Souza Junior

    Souza junior, Genildo Henrique de

  • Mízia Regina Neves Dâmaso

    Dâmaso, Mízia Regina Neves

  • José Erisvaldo Vieira Lessa

    Lessa, José Erisvaldo Vieira

DOI
10.37885/201202513
Publicado em

04/02/2021

Páginas

493-503

Capítulo

31

Resumo

O presente trabalho refere-se a análise das narrativas de professores que lecionam matemática durante as ações do projeto de extensão: A Matemática na Educação Básica: (re)discutindo metodologias para o ensino fundamental, desenvolvido com o objetivo de promover a formação continuada de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental da Educação Básica, bem como estreitar a relação entre a teoria, vivenciada no curso de formação superior em licenciatura em matemática do IFAL/Maceió, e a prática docente, vivenciada por professores que lecionam matemática nas escolas de Ensino Fundamental da Educação Básica. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, investigativo e interpretativo, pautada nas discussões sobre o ensino de matemática, a partir das vivências do trabalho colaborativo desenvolvido entre os envolvidos. O relato de uma professora da rede municipal do ensino fundamental dos anos iniciais e participante do projeto descreve a importância e justifica a continuidade da oferta de ações que articulem a universidade e a educação básica: “Atuo em Escola do Munícipio, o cotidiano exigi que a nossa prática seja aperfeiçoada. Constato a dificuldade de estudantes da Educação Básica e compreendo a necessidade de buscar conhecimentos ressignificados para que as aulas tenham, a cada dia, uma melhor compreensão pelos alunos dos conteúdos aplicados”.

Palavras-chave

Educação Matemática. Metodologias de Ensino. Formação de professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.