A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Code: 211106673
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Título

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autor(a):
  • Marlene de Souza Oliveira

    Oliveira, Marlene de Souza

DOI
10.37885/211106673
Publicado em

26/02/2022

Páginas

55-71

Capítulo

4

Resumo

Considerando o que é estabelecido pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN), modificada pela Lei 10.639/03 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, este artigo pretende trazer uma breve reflexão sobre a importância da formação continuada de professores para as Relações Étnico-Raciais. O pano de fundo dessa discussão é a rede municipal de ensino da cidade de Queimados-RJ. Localizada na região da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, a cidade tem segundo o IBGE/2010, cerca de 65% de sua população constituída de pretos e pardos, grande parte sendo atendida pela sua rede municipal de educação, o que torna ainda mais relevante a inclusão da temática étnico-racial como foco na formação continuada de professores. As principais referências teóricas dessa pesquisa são Munanga (1999, 2005), Ahyas Siss (2001), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2001) e Nilma Lino Gomes (2011, 2017). Foram consideradas questões que fundamentam a urgência da inserção da formação continuada de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais seja em que esfera educacional for, pois ela se constitui em uma oportunidade fundamental para refletir e discutir sobre tais questões, vislumbrando assim, novos caminhos e avanços para uma escola culturalmente responsiva e efetivamente igualitária.

Palavras-chave

Lei 10.639/03, Formação Continuada, Política Educacional.

Autor(a) Correspondente
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