A FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA DE DELEUZE E GUATTARI PARA O SEU ENSINO

Code: 210805907
4
3
Título

A FILOSOFIA E SUA UTILIDADE: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA PERSPECTIVA RIZOMÁTICA DE DELEUZE E GUATTARI PARA O SEU ENSINO

Autores(as):
  • Valquíria Dias Almeida

    Almeida, Valquíria Dias

  • Luiz Artur Santos Cestari

    Cestari, Luiz Artur Santos

DOI
10.37885/210805907
Publicado em

01/10/2021

Páginas

46-65

Capítulo

4

Resumo

Resumo: O presente trabalho possui como objetivos, apresentar algumas alusões e posicionamentos sobre: O que é afinal a filosofia? Utilizando-se como base central para resposta a tal questionamento da perspectiva teórica filosófica de Deleuze e Guattari. Tentaremos também estabelecer linhas de diálogos entre o conhecimento filosófico e a noção de inutilidade compreendida por grande maioria dos alunos diante das práticas educativas desenvolvidas pelos professores para o ensino da mesma. A questão problema é, de que modo uma prática educativa centrada em uma perspectiva rizomática pode vim a contribuir para sanar tais dilemas trabalhados aqui. O percurso metodológico adotado, foi constituído por uma pesquisa qualitativa. Para produção dos dados, nos utilizamos de pesquisas bibliográficas. A organização e análise desses dados foram conduzidas pela teoria deleuziana. Os resultados desta pesquisa foram agrupados pela proximidade e linha de recorrência dos conteúdos, que confirmam que existe sim, uma lacuna no modo como a filosofia vem sendo ensinada nas escolas de ensino médio, frente aos demais campos do saber, bem como o entendimento de inutilidade deste saber, compreendido pela grande maioria dos educandos atrelado as práticas educativas desenvolvidas pelos professores em suas aulas.

Palavras-chave

Filosofia. Prática Educativa. Utilidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.