A EXTRAÇÃO DE DNA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DESENVOLVENDO A TEMÁTICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO

Code: 230713802
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Título

A EXTRAÇÃO DE DNA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DESENVOLVENDO A TEMÁTICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO

Autores(as):
  • Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello

    Belcavello, Daniel Augusto Bolsanelo

  • Manoel Augusto Polastreli Barbosa

    Barbosa, Manoel Augusto Polastreli

DOI
10.37885/230713802
Publicado em

31/08/2023

Páginas

11-23

Capítulo

1

Resumo

Visando a contextualização de conteúdos com o cotidiano dos alunos como forma de proporcionar uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida a atividade de extração de DNA de frutas com o objetivo de adaptar conteúdos e práticas científicas em linguagem informal para melhor compreensão dos discentes. Como parâmetro metodológico, utilizou-se a Sequência de Ensino Investigativo desenvolvida por meio de diferentes etapas com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com os resultados obtidos foi possível analisar que aulas em laboratório são imprescindíveis durante o ensino de Ciências e/ou Biologia, tendo em vista que possibilita aos alunos terem contato direto com o objeto de estudo, analisando os resultados e desenvolvendo hipóteses a fim de gerar suas conclusões, propiciando uma melhora significativa na qualidade da aprendizagem, permitindo aos alunos exercitarem a capacidade de pensar, refletir e tomar decisões.

Palavras-chave

Protagonismo, Contextualização, Ensino Aprendizagem, Atividade Prática.

Autor(a) Correspondente
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