A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Aline Maria Gonzaga Ruas
Ruas, Aline Maria Gonzaga
Leonardo Augusto Couto Finelli
Finelli, Leonardo Augusto Couto
29/12/2022
99-117
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EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2
Objetivo: levantar e discutir a realidade vivida por acadêmicos do Norte do Estado de Minas Gerais frente às mudanças do modo de ensino e aprendizagem em sua formação acadêmica, impostas pelo isolamento social desencadeado pela pandemia da COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo desenvolvido com dados de 115 (cento e quinze) respondentes de uma IES pública do Norte de Minas Gerais. Resultados: As análises indicaram cinco categorias de análise que emergiram a partir dos conteúdos das respostas dos participantes. A saber: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Híbrido; A experiência discente no Ensino Híbrido; Pontos positivos e negativos em relação ao Ensino Híbrido; Sugestões para um Ensino Híbrido de melhor qualidade; O retorno às atividades presenciais e a visão do discente diante dessa nova realidade. Cada uma, por sua vez, considerou breve discussão com a literatura, o que contribui para o desenvolvimento científico no campo da educação. Conclusão: os acadêmicos passaram pelo período de adaptação às aulas remotas com diferentes experiências e reconheceram pontos positivos e negativos, em relação a tal vivência. As análises indicam que é necessário investir em estratégias com o intuito de minimizar os pontos negativos modificáveis, e propiciar experiências assertivas para os estudantes em formação, independentemente das situações que possam ser ocasionadas a partir de calamidades públicas.
COVID-19, Ensino e aprendizagem, Ensino superior, Experiência acadêmica, Ensino híbrido.
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