A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – DAS BOLAS DE ISOPOR À PROTOTIPAGEM 3D

Code: 220508977
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Título

A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – DAS BOLAS DE ISOPOR À PROTOTIPAGEM 3D

Autores(as):
  • Ana Paula F. S. Nedochetko

    Nedochetko, Ana Paula F. S.

  • Gustavo Dinis Viana

    Viana, Gustavo D.

  • Leandro F. C. Silva

    Leandro, F.C.

  • Paulo Eduardo S. Nedochetko

    Nedochetko, Paulo Eduardo S.

DOI
10.37885/220508977
Publicado em

30/07/2022

Páginas

11-19

Capítulo

1

Resumo

Este artigo trata do aperfeiçoamento de uma metodologia de ensino aplicada à disciplina de Ciências dos Materiais. O entendimento das propriedades dos materiais está diretamente relacionado à maneira como os átomos estão ligados, bem como sua disposição para formar estrutura cristalina ou molecular. No ensino das Estruturas Cristalinas deparamos com a dificuldade dos alunos em visualizar, tridimensionalmente, a disposição dos átomos que as formam. Assim, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem, foi proposto aos alunos da Engenharia de Controle e Automação do IFSP – Campus Cubatão, que confeccionassem estruturas cristalinas, utilizando bolas de isopor e palitos de churrasco, para facilitar a visualização tridimensional da peça. Com o sucesso obtido, onde o aproveitamento na disciplina saiu dos 65%, em média, para 94%, surgiu o interesse da criação de estruturas cristalinas impressas em 3D para fins didáticos. Uma estrutura do tipo NaCl desmontável foi criada, tornando-se interativa e auxiliando na visualização tridimensional da peça. A compra de uma impressora melhorou a resolução das impressões, e facilitou a produção das demais estruturas (CS, CCC, CFC e HC). As peças já estão sendo utilizadas em aula e o aproveitamento na disciplina continua na ordem dos 90%.

Palavras-chave

Ciências dos Materiais, Estrutura Cristalina, Impressão em 3D.

Autor(a) Correspondente
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