A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – DAS BOLAS DE ISOPOR À PROTOTIPAGEM 3D
Ana Paula F. S. Nedochetko
Nedochetko, Ana Paula F. S.
Gustavo Dinis Viana
Viana, Gustavo D.
Leandro F. C. Silva
Leandro, F.C.
Paulo Eduardo S. Nedochetko
Nedochetko, Paulo Eduardo S.
30/07/2022
11-19
1
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS
Este artigo trata do aperfeiçoamento de uma metodologia de ensino aplicada à disciplina de Ciências dos Materiais. O entendimento das propriedades dos materiais está diretamente relacionado à maneira como os átomos estão ligados, bem como sua disposição para formar estrutura cristalina ou molecular. No ensino das Estruturas Cristalinas deparamos com a dificuldade dos alunos em visualizar, tridimensionalmente, a disposição dos átomos que as formam. Assim, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem, foi proposto aos alunos da Engenharia de Controle e Automação do IFSP – Campus Cubatão, que confeccionassem estruturas cristalinas, utilizando bolas de isopor e palitos de churrasco, para facilitar a visualização tridimensional da peça. Com o sucesso obtido, onde o aproveitamento na disciplina saiu dos 65%, em média, para 94%, surgiu o interesse da criação de estruturas cristalinas impressas em 3D para fins didáticos. Uma estrutura do tipo NaCl desmontável foi criada, tornando-se interativa e auxiliando na visualização tridimensional da peça. A compra de uma impressora melhorou a resolução das impressões, e facilitou a produção das demais estruturas (CS, CCC, CFC e HC). As peças já estão sendo utilizadas em aula e o aproveitamento na disciplina continua na ordem dos 90%.
Ciências dos Materiais, Estrutura Cristalina, Impressão em 3D.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.