A ETNOMATEMÁTICA DESENVOLVIDA POR UMA COSTUREIRA: POSSIBILIDADESE INSPIRAÇÕES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Schayla Letyelle Costa Pissetti
Costa Pissetti, Schayla Letyelle
Eliana Maria Sacramento Soares
Sacramento Soares, Eliana Maria
Robson Rafael Da Silva
Silva, Robson Rafael
01/09/2023
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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA MATEMÁTICA - VOLUME 2
Com o objetivo de compreender os conhecimentos construídos empiricamente e tomá-los como inspiração para as práticas escolares, apresentamos um estudo baseado na etnomatemática desenvolvida por uma costureira para lidar com o seu trabalho. Para tanto, utilizamos o delineamento cartográfico com o intuito de acompanhar as atividades desenvolvidas, relacionadas a medidas, proporção, cálculos financeiros, entre outros conceitos. Diante disso, inferimos, a partir do mapeamento das ações da costureira, que ela faz uso de uma linguagem própria, advinda de seu contexto sociocultural e baseada em seus saberes empíricos, que emergiram de observações e experimentações, sendo, portanto, uma etnomatemática. Ademais, acreditamos que isso pode inspirar professores a valorizar os saberes matemáticos de seus alunos, como ponto de partida e contextualização para o ensino da matemática escolar. Em uma perspectiva didática, trabalhar com etnomatemática em sala de aula significa incluir a realidade sociocultural na qual os alunos se inserem, no desdobramento das atividades escolares.
Etnomatemática, saberes etnomatemáticos, saberes matemáticos, matemática e cultura.
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