A ETNOMATEMÁTICA DESENVOLVIDA POR UMA COSTUREIRA: POSSIBILIDADESE INSPIRAÇÕES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Code: 230713617
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Título

A ETNOMATEMÁTICA DESENVOLVIDA POR UMA COSTUREIRA: POSSIBILIDADESE INSPIRAÇÕES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Schayla Letyelle Costa Pissetti

    Costa Pissetti, Schayla Letyelle

  • Eliana Maria Sacramento Soares

    Sacramento Soares, Eliana Maria

  • Robson Rafael Da Silva

    Silva, Robson Rafael

DOI
10.37885/230713617
Publicado em

01/09/2023

Páginas

56-73

Capítulo

5

Resumo

Com o objetivo de compreender os conhecimentos construídos empiricamente e tomá-los como inspiração para as práticas escolares, apresentamos um estudo baseado na etnomatemática desenvolvida por uma costureira para lidar com o seu trabalho. Para tanto, utilizamos o delineamento cartográfico com o intuito de acompanhar as atividades desenvolvidas, relacionadas a medidas, proporção, cálculos financeiros, entre outros conceitos. Diante disso, inferimos, a partir do mapeamento das ações da costureira, que ela faz uso de uma linguagem própria, advinda de seu contexto sociocultural e baseada em seus saberes empíricos, que emergiram de observações e experimentações, sendo, portanto, uma etnomatemática. Ademais, acreditamos que isso pode inspirar professores a valorizar os saberes matemáticos de seus alunos, como ponto de partida e contextualização para o ensino da matemática escolar. Em uma perspectiva didática, trabalhar com etnomatemática em sala de aula significa incluir a realidade sociocultural na qual os alunos se inserem, no desdobramento das atividades escolares.

Palavras-chave

Etnomatemática, saberes etnomatemáticos, saberes matemáticos, matemática e cultura.

Autor(a) Correspondente
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