A ESTIGMATIZAÇÃO E A DESINDIVIDUALIZAÇÃO PROVOCADAS PELO CÁRCERE: ANÁLISE JURÍDICA E PSICOSSOCIAL SOB A ÓTICA DE "O EXPERIMENTO DE APRISIONAMENTO DE STANFORD"

Code: 231215136
4
0
Título

A ESTIGMATIZAÇÃO E A DESINDIVIDUALIZAÇÃO PROVOCADAS PELO CÁRCERE: ANÁLISE JURÍDICA E PSICOSSOCIAL SOB A ÓTICA DE "O EXPERIMENTO DE APRISIONAMENTO DE STANFORD"

Autor(a):
  • Hemmyly Nascimento Soares Da Cunha

    Cunha, Hemmyly Nascimento Soares da

DOI
10.37885/231215136
Publicado em

30/03/2024

Páginas

24-34

Capítulo

2

Resumo

Fez-se necessário uma análise sobre os efeitos do cárcere na vida do aprisionado visando entender os desencadeamentos do processo penal. É imprescindível um “olhar” empático diante da situação posta com a prática delitiva a fim de extirpar qualquer pré-julgamento sobre a pena, aplicação da pena e o apenado, os quais são três fatores em diferentes perspectivas na prática e se mesclam na realidade do cotidiano. Necessário ainda uma contextualização com o foco no processo de estigmatização e a desindividualização do ser humano quando adentra no sistema penitenciário, por meio de uma perspectiva dos Direitos Humanos sob o prisma da criminologia crítica, tendo como referência a obra “O experimento de aprisionamento de Stanford”, um filme originado de um estudo psicossocial realizado em 1971, que se comprometeu em incitar questionamentos sobre o processo de coletivização de sujeitos no processo penal e os efeitos que o cárcere provoca no comportamento humano. Analisa-se o processo da desindividualização pelo prisma do experimento social, além de oportunizar a discussão até o sistema penitenciário. O estudo traz por uma abordagem jurídica e psicossocial reflexões a partir da promessa disseminada pelo discurso jurídico-penal em apresentar o sistema penal como garantidor da dignidade da pessoa humana. Todavia, sendo um discurso que apenas visa intensificar o tratamento repressivo, degradante e estigmatizante no cárcere brasileiro ao incitar o aprisionamento como prática ideal e de êxito contra qualquer delito.

Palavras-chave

Criminologia. Desindividualização. Estigma. Prisão. Stanford.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.