A ESCOLA COMO INSTRUMENTO COLONIZADOR E A COLONIALIDADE DE PODER NO CURRÍCULO INDÍGENA NO BRASIL

Code: 230512995
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Título

A ESCOLA COMO INSTRUMENTO COLONIZADOR E A COLONIALIDADE DE PODER NO CURRÍCULO INDÍGENA NO BRASIL

Autores(as):
  • José Adnilton Ferreira

    Ferreira, José Adnilton

  • Cleuma Marinho

    Marinho, Cleuma Roberta de Souza

  • Nádia Marinho

    Marinho, Nádia Fabrícia de Souza

  • Elisângela Silva

    Silva, Elisângela Rodrigues da

  • Jackson Corrêa

    Corrêa, Jackson

DOI
10.37885/230512995
Publicado em

31/05/2023

Páginas

43-56

Capítulo

3

Resumo

Este estudo aborda o contexto da escola como instrumento colonizador e a colonialidade de poder no currículo indígena no Brasil como expressão da hegemonia da cultura europeia na educação escolar para os povos indígenas que ocorreu por meio da imposição de uma ideologia dominante. Pretende-se realizar uma pesquisa bibliográfica com foco no acervo cultural e epistemológico existente sobre a colonialidade e colonialismo que se entende aqui como um padrão de poder que permeia as relações intersubjetivas entre colonizador europeu e o colonizado no caso dos povos indígenas do Brasil. A questão norteadora da investigação é a seguinte: como a escola é instrumento colonizador e a colonialidade de poder ocorre no currículo indígena no Brasil? A pesquisa tem como objetivo geral investigar a educação escolar para os povos indigenas na colonialidade de poder e sua cultura europeia cristã. A análise será feita a partir da definição inicial das seguintes categorias centrais: educação indígena no Brasil colonial e colonialidade de poder. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e sugestões de práticas significativas para o estudo da educação escolar dos povos indígenas no Brasil colonial e a cultura europeia cristã. A base teórica é composta por Godelier (1981) Quijano (2005), Santos (2010), Faustino (2010), Menardi (2010) e Baniwa (2013). A metodologia inclui análise de documentos historiográficos da área educacional, à luz do método descritivo.

Palavras-chave

Educação Indígena, Colonialidade de Poder, Cultura.

Autor(a) Correspondente
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