A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: PERPLEXIDADES E RECRIAÇÕES DO PEDAGÓGICO

Code: 220408553
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Título

A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CONTEXTOS DE PANDEMIA: PERPLEXIDADES E RECRIAÇÕES DO PEDAGÓGICO

Autores(as):
  • Michele Marta Moraes Castro

    CASTRO, Michele M. M.

  • Katia Morosov Alonso

    ALONSO, Katia M.

DOI
10.37885/220408553
Publicado em

01/05/2022

Páginas

11-18

Capítulo

1

Resumo

A presente pesquisa em andamento tem como objetivo investigar cultura digital na educação, considerando o contexto de uso intenso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em tempos de isolamento social, sobretudo ao se impor ao escolar trabalho mediado por elas. A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE) e busca analisar ações que impactam diretamente as escolas públicas de educação básica, na oferta da educação mediada pelas TIC. Há desconforto e incompreensões gerados não só pela falta de acesso a equipamentos e rede internet por grande parte dos que frequentam o espaço escolar público, bem como a ausência de debate sobre o fazer e saber escolares que poderiam apoiar alternativas para o caso. Mais uma vez iniciativas autoritárias e pouco implicadas com as realidades escolares foram a tônica das proposições em andamento. A pesquisa terá por lócus escolas da educação básica da rede municipal de ensino de Cuiabá/MT, tentando evidenciar os principais desafios enfrentados pela gestão, professores, alunos e pais de alunos na oferta de ensino mediado pelas TIC, promovendo reflexões sobre o acesso universal à educação e as limitações que se impõem para tanto. A pesquisa tem abordagem qualitativo, com análise sobre os contextos da oferta de ensino mediado pelas TIC.

Palavras-chave

Cultura Digital, COVID-19, Tecnologias da Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
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