A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS : REVISÃO INTEGRATIVA
Denise Barbosa de Castro Friedrich
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Marcelo Melo Silva
Silva, Marcelo Melo
Daniele Knopp Ribeiro
Ribeiro, Daniele Knopp
Fábio da Costa Carbogim
Carbogim, Fábio da Costa
Larissa Cristina Magalhães
Magalhães, Larissa Cristina
Beatriz Francisco Farah
Farah, Beatriz Francisco
Edna Aparecida Barbosa de Castro
Castro, Edna Aparecida Barbosa de
Ricardo Bezerra Cavalcante
Cavalcante, Ricardo Bezerra
31/03/2021
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GESTÃO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESAFIOS AGUDOS E CRÔNICOS - VOLUME 1
A educação permanente em saúde é um processo de ensino-aprendizagem, no qual as situações cotidianas dos serviços de saúde são refletidas e problematizadas pelos profissionais desses serviços. O objetivo deste artigo é compreender a educação permanente em saúde na qualificação dos profissionais de saúde, segundo a literatura científica dos últimos cinco anos. Como fonte de pesquisa foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE e SCOPUS, obtendo 18 estudos como amostra final. A partir da análise temática, evidenciaram-se três categorias: i) apoio matricial como dispositivo para a educação permanente em saúde; ii) concepções de educação permanente em saúde vinculada à educação continuada e iii) integração ensino-serviço promovendo a educação permanente em saúde. Assim, o apoio matricial emergiu como uma ferramenta eficiente para a educação permanente em saúde, por trabalhar com os problemas rotineiros dos serviços. Ainda existe um desconhecimento de profissionais da gestão e da assistência, sobre quais são ações que caracterizam a educação permanente em saúde. As instituições de ensino demonstraram ter um papel essencial nas ações de educação permanente em saúde, por estarem inseridas em diferentes contextos de educação e trabalho.
Educação Continuada, Pessoal de Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Desenvolvimento de Pessoal, Sistema Único de Saúde.
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