A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E AS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES ENTRE LICENCIANDOS/AS

Code: 221110983
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Título

A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E AS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES ENTRE LICENCIANDOS/AS

Autores(as):
  • Luziangela De Carvalho Barbosa

    Barbosa, Luziangela de Carvalho

  • Laura Melo De Oliveira

    Oliveira, Laura Melo de

  • Lucas Luan De Brito Cordeiro

    Cordeiro, Lucas Luan de Brito

  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier

    Xavier, Vanessa Maria Ferreira Luduvino

  • Sérgio Renato Bezerra Filho

    Bezerra Filho, Sérgio Renato

  • Cyntia Emanuelle Souza Lima

    Lima, Cyntia Emanuelle Souza

  • Iury Crislano De Castro Silva

    Silva, Iury Crislano de Castro

  • Luciana Venâncio

    Venâncio, Luciana

  • Luiz Sanches Neto

    Sanches Neto, Luiz

DOI
10.37885/221110983
Publicado em

29/12/2022

Páginas

11-23

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo, vinculado à iniciação científica e à residência pedagógica, tendo como objetivo analisar a fundamentação teórico-metodológica da educação física escolar em relação à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Métodos: A pesquisa teve início a partir de uma ação afirmativa que incentiva estudantes negros/as e indígenas dos cursos de graduação em educação física a participarem de eventos científicos promovidos pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Realizamos um levantamento bibliográfico qualitativo na plataforma Lattes do CNPq. Buscamos nos currículos de cada um/a dos/as seis proponentes da abordagem crítico-superadora os seus trabalhos autorais, em co-autoria, orientação e/ou participação em bancas ligadas à ERER. Utilizamos os descritores raça, étnico/a, negro/a, racial e negritude. Resultados: Identificamos que essa abordagem explicita como problemáticas urgentes da sociedade brasileira implicam na educação física escolar, sendo que nenhum/a de seus/as proponentes é negro/a. Contudo, a temática da ERER é problematizada explicitamente apenas na produção acadêmica de uma proponente, Celi Nelza Zülke Taffarel, que é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Localizamos sete trabalhos da autora. Compreendemos que a educação física brasileira tem muitas influências europeias, constituindo-se a partir de referenciais teóricos que enfatizam o capital cultural da branquitude, destarte produzindo exclusões. Há autores/as negros/as na área – como Hudson Ventura Teixeira, falecido neste ano – que têm sido invisibilizados/as ao longo do processo histórico. Conclusão: Por um lado, concluímos que não há uma preocupação por parte da maioria dos/as autores/as em construir abordagens que possibilitem o protagonismo da cultura negra. Por outro lado, ressaltamos uma única autora que se propõe a dialogar com a ERER, colaborando com autores/as negros/as na construção das produções científicas.

Palavras-chave

Antirracismo, Educação para as relações étnico-raciais (ERER), Criticidade, Justiça social, Formação de professores/as-pesquisadores/as.

Autor(a) Correspondente
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