A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO COMBATE À OBESIDADE: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Cesar Vieira Marques Filho
MARQUES FILHO, Cesar Vieira
Cleverson Luiz Nunes
NUNES, Cleverson
Marco Antonio Carvalho Da Silva
SILVA, Marco Antonio
Odirlei Soares De Macedo
MACEDO, Odirlei
01/03/2023
202-219
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Objetivo: Discutir o problema da obesidade infantil e, a partir da Educação Física Escolar, construir uma proposta de combate. Métodos: A pesquisa se constitui como teórica de abordagem qualitativa, divido em dois momentos: 1) Descritivo: visa levantar informações sobre um objeto específico, com delimitação do campo de pesquisa e mapeamento as distintas manifestações deste objeto a fim de descrever suas principais características. 2) Propositivo: a partir na literatura que embasa o estudo, os autores buscam elaborar uma proposta para contribuir com uma nova perspectiva acerca da temática estudada. Resultados: A obesidade infantil é uma doença crônica que está cada vez mais presente na sociedade, podendo desencadear diversos problemas para saúde e a mudança desse cenário pode começar dentro da escola. A Educação física ganha destaque pois é a principal disciplina escolar quando pensamos em saúde e qualidade de vida. Para fomentar essa discussão, realizou-se uma revisão de literatura acerca das temáticas “obesidade infantil” e “Educação Física Escolar” e, a partir de tal, foi construída uma proposta de intervenção, tendo como pano de fundo a Educação Física Escolar e pautada nos Domínios do Conhecimento estabelecidos pela BNCC para o Ensino Fundamental. Conclusão: A Educação Física Escolar apresenta um importante papel no combate à obesidade infantil e uma proposta embasada nas bases nacionais para a educação básica, além do uso da interdisciplinaridade, potencializam seu impacto junto às crianças e jovens.
Obesidade Infantil, Educação Física, Escola.
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