A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO MODERNO: NOTAS SOBRE A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

Code: 210102886
7
2
Título

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO MODERNO: NOTAS SOBRE A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Luara Faria dos Santos

    Santos, Luara Faria dos

  • Wolney Honório Filho

    Honório Filho, Wolney

DOI
10.37885/210102886
Publicado em

03/05/2021

Páginas

225-236

Capítulo

16

Resumo

O presente texto propõe uma reflexão sobre a relação entre Educação Físicae modernidade no início do século XX a partir da historiografia da educação brasileira.Recorre aos textos indexados no repositório da Revista Brasileira de História daEducação para levantar as abordagens de pesquisa sobre o tema e os nexos evidenciadosentre Educação Física e modernidade. Para eleger o conjunto de textos bem como para aconstituição dos eixos reflexivos utilizam-se as categorias Educação Física, moderno,educação do corpo. Privilegia-se como compreensão historiográfica a correlação entre omicro e a macroestrutura, neste caso a Educação Física enquanto campo de saberfortemente influenciado por médicos e militares e o contexto econômico, político esocial mais amplo. Nota-se que, a ideia de modernidade em curso nos anos iniciais doséculo XX associa o subdesenvolvimento brasileiro a uma vontade de reconhecimento eprogresso. A Educação Física como fenômeno tipicamente moderno, de origemeuropeia, pautada nos pressupostos científicos cuja finalidade está associada à produçãoda ordem e do disciplinamento físico e intelectual, constitui-se no Brasil como valorostentatório do desenvolvimento e civilidade desejados pelas elites locais. Comsignificativo prestígio oriundo da revolução técnica e científica, a Educação Físicabrasileira vincula moralização sanitária e religiosa, haja vista que cuidar da saúdetambém seria responsabilidade de um bom cristão. Ao mesmo tempo, configura-se emespaço privilegiado de educação do corpo, dimensão até então desconsiderada e porvezes silenciada.

Palavras-chave

Educação Física, Modernidade, Educação do corpo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.