A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: DO SENSÍVEL AO ESTÉTICO

Code: 220107465
6
7
Título

A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: DO SENSÍVEL AO ESTÉTICO

Autor(a):
  • Humberto Costa

    COSTA, H.

DOI
10.37885/220107465
Publicado em

31/03/2022

Páginas

618-637

Capítulo

49

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

A educação é uma ação global, desenvolvida pelos homens e voltada para os homens, visando perpetuar as experiências que proporcionam bem-estar, felicidade e prazer. Nesse entendimento, a beleza, o bom e o prazeroso são metas a serem alcançadas e se mostram como focos que são compartilhados entre os membros de uma sociedade. Vislumbramos no aporte teórico de Schiller (1963; 2002; 2009), ricas contribuições para sustentar uma reflexão acurada e responsável acerca da Educação Estética e suas contribuições para com a educação contemporânea. O presente capítulo mergulha nas principais obras de Friedrich Schiller, bem como em outros aportes teóricos e o propósito é o de expor o que o filósofo alemão pensava acerca da educação estética do homem, com vistas a trazer contributos para fomentar uma reflexão profícua sobre uma educação estética na contemporaneidade.

Palavras-chave

Educação estética, Sensível, Estética, Educação contemporânea.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.