A EDUCAÇÃO E SUA AMPLIAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ACEPÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Code: 210304053
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Título

A EDUCAÇÃO E SUA AMPLIAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA ACEPÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores(as):
  • Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo

  • Luis Enrique Aguilar

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210304053
    Publicado em

    31/08/2021

    Páginas

    144-162

    Capítulo

    9

    Resumo

    Objetivo: Este texto, inserido numa pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), objetiva identificar alguns aspectos relacionados à educação na política pública, à educação em tempo integral e seu desenvolvimento e operacionalização na percepção de pais/responsáveis das escolas pesquisadas na circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. Método: Nesse contexto, por meio da revisão teórica, análise documental, de estudo de caso e entrevista semiestruturada, será abordado o tema da educação na política pública de tempo integral em escolas estaduais que aderiram à política de Educação Integral do Estado. Resultados: As entrevistadas consideram a Educação Integral como complemento do ensino regular e ideal para a aprendizagem. Notamos que não houve uma compreensão sobre a concepção da Educação Integral por parte das entrevistadas. Conclusão: Há que se verificar, e se refletir sobre os propósitos da educação integral, dentro da organização política educacional do país e em específico, de Minas Gerais, bem como, o pensar, o agir, o fazer e a articulação do trabalho com a comunidade para considerar o contexto real e contribuir para que a aprendizagem tenha sentido na vida real dos alunos.

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    Palavras-chave

    Educação; Reformas Educacionais; Tempo Integral.

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