A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E A PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Code: 211006493
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Título

A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E A PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Autores(as):
  • Patricia da Silva Zanetti

    Zanetti, Patricia da Silva

  • Lucia Terezinha Zanato Tureck

    Tureck, Lucia Terezinha Zanato

DOI
10.37885/211006493
Publicado em

01/12/2021

Páginas

12-26

Capítulo

1

Resumo

O presente artigo objetiva um estudo sobre a educação da pessoa com deficiência visual, seguindo um percurso que passa pela compreensão de como tem sido estabelecida a existência e a educação da pessoa com deficiência visual ao longo da história, que perpassa pelas práticas do extermínio e abandono, institucionalização, integração e inclusão, e pelas concepções místicas, biológica ingênua e sociopsicológica. Para compreender melhor essas concepções relacionadas às pessoas com deficiência visual, abordam-se os estudos de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934), psicólogo russo que dedicou grande parte de sua obra ao estudo da educação de pessoas com deficiência. Através de sua perspectiva teórica, chamada de Histórico-Cultural, estabeleceu a supercompensação como aporte teórico fundamental para o entendimento de como as pessoas com deficiência poderiam alcançar um desenvolvimento que levasse à superação de seu defeito, seguindo no caminho da sua plena validez social. A partir deste estudo pretende-se fazer uma análise da atual política apresentada no Estado do Paraná para a educação das pessoas com deficiência visual.

Palavras-chave

Educação, Pessoa com deficiência visual, Teoria Histórico-Cultural.

Autor(a) Correspondente
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