A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EM PERSPECTIVA

Code: 230713881
20
0
Título

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA EM PERSPECTIVA

Autor(a):
  • Paulo Ricardo Bonfim

    Bonfim, Paulo Ricardo

DOI
10.37885/230713881
Publicado em

14/08/2023

Páginas

26-45

Capítulo

2

Resumo

Este estudo tem como objetivo oferecer uma apreciação crítica das pesquisas que vêm se dedicando ao estudo histórico das instituições educacionais, forjando, ao distinguir-se como abordagem no campo da história educacional, objetos e repertórios teórico-metodológicos próprios e demandando , ao passo que se consolida no interior de programas de pós-graduação, a sistematização de fontes diversas de pesquisas. Nesse sentido, apontamos alguns estudos que se inscrevem nessa vertente de modo a explorar a diferenciação teórico-metodológica, sondar possíveis influências ou afinidades em relação à nouvelle histoire e aquilatar seu potencial explicativo. Subsidiando os propósitos deste artigo, de forma a contextualizar a escrita da história da educação brasileira e, no interior deste campo, a constituição recente de linhas de pesquisas centradas na história das instituições educacionais, evocamos, recuando no tempo, alguns textos de grande valor nesta história educacional, seja pelo caráter precursor de alguns estudos em relação à escrita dessa história, servindo de base e fonte às primeiras pesquisas em contexto acadêmico, seja pela influência que alguns trabalhos exerceram sobre pesquisadores, fornecendo, não raro, chaves de leitura em pesquisas desenvolvidas já no âmbito dos programas de pós-graduação, cuja ressonância pode ser identificada em importantes estudos, fornecendo modelos interpretativos ou fomentando, ainda hoje, revisões críticas. O presente trabalho não pretende, evidentemente, fornecer uma leitura definitiva das obras e personalidades que ajudaram a escrever a história da educação em nosso país, tampouco visa oferecer um balanço preciso da história das instituições educacionais no cenário brasileiro, tarefa que exigira um estudo exaustivo da produção nessa linha de investigação. Todavia, não obstante o caráter preliminar deste estudo, acreditamos sê-lo de grande valia, sobretudo aos interessados em avançar nos domínios da pesquisa em história da educação, por fornecer uma leitura – certamente parcial, mas não inconclusa – desse campo epistêmico como construção histórico-social. Na busca de um panorama crítico acerca do desenvolvimento da escrita da história da educação brasileira, dos primeiros trabalhos que se dedicaram a esse propósito, no final do século dezenove, até as produções mais recentes nos programas de pós-graduação, destacamos alguns estudos – um roteiro de leitura, dentre outros possíveis – a partir dos quais procuramos analisar essa historiografia evidenciando os contextos sócio-históricos distintos, os recursos metodológicos, os objetos e recortes privilegiados, identificando continuidades e mudanças nas produções nesse campo de pesquisa.

Palavras-chave

História da Educação Brasileira, Historiografia Educacional, História das Instituições Educacionais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.