A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEGAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230111765
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Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEGAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Débora De Lima Rodrigues

    Rodrigues, Débora de Lima

  • Marina Sobreira Da Costa Lima

    Lima, Marina Sobreira da Costa

  • Paula Dayane Silva Maia

    Maia, Paula Dayane Silva

  • Maria Nájela De Oliveira Lima

    Lima, Maria Nájela de Oliveira

  • Maurílio Kaique Barreto

    Barreto, Maurílio Kaique

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Oliveira, Camila Tâmires Alves

DOI
10.37885/230111765
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1868-1882

Capítulo

130

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A Educação Ambiental visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, e deve ser incluída em todo o período escolar, sendo extremamente importante nas séries iniciais, tendo em vista que a conscientização do alunado é mais efetiva nos primeiros anos escolares. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever metodologias de ensino que podem ser utilizadas para a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através de pesquisas no Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando a combinação dos descritores Educação Ambiental, Estratégias de ensino, Metodologias de Ensino e Ensino Fundamental. Foram avaliados artigos publicados entre os anos de 2011 e 2022 e escritos em língua portuguesa. Ao todo, foram analisados 112 artigos, dos quais foram selecionados 15 estudos cujas metodologias foram apresentadas como eficientes e de fácil aplicação em outras instituições de ensino fundamental. Através dos resultados da pesquisa foi possível concluir que o uso de metodologias de ensino como dinâmicas de leituras, contação de histórias, aulas ao ar livre (nos entornos da escola), mídias (vídeos e slides), rodas de conversas, produções escritas e artísticas, aulas de campo, entre outros recursos, facilitaram a aprendizagem dos alunos de forma individual e coletiva, os auxiliando na construção de mudanças de atitudes, valores e pensamentos, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos e conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente, respeitando deste modo a vida.

Palavras-chave

Conservação do meio ambiente, Educação Básica, Estratégias de ensino.

Autor(a) Correspondente
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