A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Code: 230111763
21
0
Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Autores(as):
  • Débora De Lima Rodrigues

    Rodrigues, Débora de Lima

  • Marina Sobreira Da Costa Lima

    Lima, Marina Sobreira da Costa

  • Maria Nájela De Oliveira Lima

    Lima, Maria Nájela de Oliveira

  • Paula Dayane Silva Maia

    Maia, Paula Dayane Silva

  • Maurílio Kaique Barreto

    Barreto, Maurílio Kaique

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Oliveira, Camila Tâmires Alves

DOI
10.37885/230111763
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1857-1867

Capítulo

129

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A forma inapropriada como os seres humanos vem utilizando os recursos naturais tem gerado consequências negativas, principalmente para o meio ambiente, devido a sua degradação. A escola é um ambiente apropriado para estimular discussões pautadas nas questões ambientais, visando a formação de cidadãos críticos e sensibilizados com os problemas ambientais. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever metodologias de ensino que abordam a educação ambiental no Ensino Médio. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através de pesquisas no Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando a combinação dos descritores Educação Ambiental, Estratégias de ensino, Metodologias de Ensino e Ensino Médio. Foram avaliados artigos publicados entre os anos de 2014 e 2022 e escritos em língua portuguesa. Ao todo, foram analisados 140 artigos, dos quais foram selecionados 10 estudos cujas metodologias voltadas para abordar a educação ambiental se mostraram eficientes e aplicáveis em outras instituições de Ensino Médio. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de metodologias de ensino como aula de campo, jogos didáticos, construção de horta, compostagem, roda de conversa, palestras e construção de histórias em quadrinhos foram eficientes e de fácil aplicação para abordar a educação ambiental no Ensino Médio. Conclui-se assim que a utilização de metodologias lúdicas voltadas para a educação ambiental pode promover a sensibilização dos alunos e conscientizar os mesmos sobre a responsabilidade de cada um com a proteção e conservação do meio ambiente.

Palavras-chave

Conscientização ambiental, Estratégias pedagógicas, Metodologias de Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.