A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Marina Sobreira Da Costa Lima
Lima, Marina Sobreira da Costa
Débora De Lima Rodrigues
Rodrigues, Débora de Lima
Maurílio Kaique Barreto
Barreto, Maurílio Kaique
Maria Nájela De Oliveira Lima
Lima, Maria Nájela de Oliveira
Paula Dayane Silva Maia
Maia, Paula Dayane Silva
Camila Tâmires Alves Oliveira
Oliveira, Camila Tâmires Alves
01/03/2023
1842-1856
128
Há muito tempo se discute sobre o meio ambiente e sua relação com as ações humanas, uma vez que muitas atividades antrópicas impactam negativamente o meio ambiente devido ao uso insustentável dos recursos naturais. Assim, este estudo teve como objetivo identificar estratégias de educação ambiental que podem favorecer a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos através de pesquisas no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando a combinação dos descritores¬¬¬¬ Educação Ambiental, Conservação Ambiental e Conscientização. Foram analisados artigos publicados entre os anos de 2010 e 2022, em português, cujas estratégias de educação ambiental voltadas para a conservação do meio ambiente se mostraram eficientes e aplicáveis. Foram analisados 255 artigos, dos quais apenas 17 foram selecionados. As ações abordadas na literatura referenciada neste estudo foram visitas a unidades de conservação, discussão, palestras, exposição de vídeos e fotos e uso de aplicativos tecnológicos (atividades realizadas com estudantes); com professores foram realizados projetos de cunho ambiental, rodas de conversas, oficinas e sessões de estudo; e com comunidades, trilhas ecológicas e oficinas. Diante do exposto, podemos concluir que a Educação Ambiental não é a solução em si para mitigar os problemas ambientais que tem como principal causa as ações humanas, mas é correto afirmar que ela é útil como ferramenta colaboradora na tomada de atitudes que visam o cuidado com o meio ambiente, sendo considerado um meio capaz de causar reflexão e mudanças de hábitos nos indivíduos.
Conscientização, Recursos naturais, Responsabilidade Ambiental.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.