A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO: MERCADO PÚBLICO DE CASA AMARELA – RECIFE/PE

Code: 210906107
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Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO: MERCADO PÚBLICO DE CASA AMARELA – RECIFE/PE

Autores(as):
  • Iara Santana

    Santana, Iara

  • Nubia Frutuoso

    Frutuoso, Nubia

DOI
10.37885/210906107
Publicado em

31/10/2021

Páginas

34-47

Capítulo

2

Resumo

Os mercados públicos são espaços de compra, venda, lazer, encontros, multiculturais com um valor peculiar para a região, no entanto, há nesses recintos um potencial significativo de poluição, sobretudo, os instalados próximo a feira livre e demais atividades comerciais. A pesquisa tem como premissa básica incluir práticas sustentáveis em mercados públicos com vistas a sustentabilidade socioambiental, utilizando-se para isso os instrumentos da educação ambiental, no qual um de seus pressupostos é o de sensibilizar e conscientizar a sociedade que a natureza tem sua finitude. Como estudo de caso escolheu-se o mercado de Casa Amarela, localizado no Recife em Pernambuco, edificado no entorno da feira livre, cemitério, escola, lojas comerciais, bancos e outros estabelecimentos, reconhecido pelo seu pluralismo cultural, valor histórico, comercializando produtos variados e gerador de um potencial econômico significativo. Essa pesquisa é qualitativa, foram feitos levantamentos bibliográficos, consultado sites, visita in loco, além disso buscou-se diagnosticar os impactos negativos ambientais existentes no mercado em estudo, através dos diálogos com os permissionários, funcionários, gestor e sociedade, em seguida levantou-se o diagnóstico ambiental. Após essas etapas aplicou-se oficinas de práticas educação ambiental em colaboração com o grupo de Pesquisa de Mercado Público do IFPE, no âmbito do Projeto Ação Interdisciplinar para Sustentabilidade de Mercados Públicos da Região Metropolitana do Recife – PE. Um dos resultados obtidos no estudo foi a ausência no gerenciamento e planejamento dos resíduos sólidos, essencialmente, quanto a: coleta, separação e o desperdício. Nesse contexto, o implemento da educação ambiental por meio de oficinas, palestras e capacitação nos mercados públicos tende a mitigar os efeitos negativos ao meio ambiente assim como potencializar a sustentabilidade socioambiental.

Palavras-chave

Economia Verde, Educação Ambiental, Mercados Públicos.

Autor(a) Correspondente
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