A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: APONTANDO NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS

Code: 230814107
8
0
Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: APONTANDO NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS

Autores(as):
  • Izabel Pesqueira Ribeiro De Araújo

    Araújo, Izabel Pesqueira Ribeiro de

  • Ítala Josiane Nunes dos Nunes

    Nunes, Ítala Josiane Nunes dos

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, C.S.G.R.

DOI
10.37885/230814107
Publicado em

22/09/2023

Páginas

10-19

Capítulo

1

Resumo

Alguns termos como “consciente” e “meio ambiente” são convenientemente utilizados no Brasil, constantemente relacionados à diversidade de fauna e flora do país. Além dos fatores sociais, atribui-se isto a questão de educação e formas de uso dos recursos naturais, sendo consenso, que a principal forma de convivência com o ambiente deve ser através de respeito, uma forma de adquiri-lo, sem dúvidas, é na escola. Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento das metodologias empregadas na escola pública, o projeto “A educação ambiental como ferramenta transformadora do cotidiano da escola pública: apontando novos caminhos metodológicos” em parceria com as escolas, planejou estratégias para que a aplicação dos conhecimentos sobre Educação Ambiental deixe de ser centralizado em algumas disciplinas e passe a ser visto de forma abrangente, para assim, melhorar o conhecimento e as atitudes da comunidade escolar, visto que, o tema influencia a todos, tomando como base o agir localmente, porém, pensando globalmente. Os avanços puderam ser contabilizados a partir de resultados que desencadearam numa série de discussões na comunidade escolar em todos os seus seguimentos, além, da inclusão de temas relacionados ao ambiente e a Educação Ambiental, de maneira conjunta com às disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.

Palavras-chave

Metodologia, educação ambiental, convivência coletiva.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.