A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: APONTANDO NOVOS CAMINHOS METODOLÓGICOS
Izabel Pesqueira Ribeiro De Araújo
Araújo, Izabel Pesqueira Ribeiro de
Ítala Josiane Nunes dos Nunes
Nunes, Ítala Josiane Nunes dos
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, C.S.G.R.
22/09/2023
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Alguns termos como “consciente” e “meio ambiente” são convenientemente utilizados no Brasil, constantemente relacionados à diversidade de fauna e flora do país. Além dos fatores sociais, atribui-se isto a questão de educação e formas de uso dos recursos naturais, sendo consenso, que a principal forma de convivência com o ambiente deve ser através de respeito, uma forma de adquiri-lo, sem dúvidas, é na escola. Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento das metodologias empregadas na escola pública, o projeto “A educação ambiental como ferramenta transformadora do cotidiano da escola pública: apontando novos caminhos metodológicos” em parceria com as escolas, planejou estratégias para que a aplicação dos conhecimentos sobre Educação Ambiental deixe de ser centralizado em algumas disciplinas e passe a ser visto de forma abrangente, para assim, melhorar o conhecimento e as atitudes da comunidade escolar, visto que, o tema influencia a todos, tomando como base o agir localmente, porém, pensando globalmente. Os avanços puderam ser contabilizados a partir de resultados que desencadearam numa série de discussões na comunidade escolar em todos os seus seguimentos, além, da inclusão de temas relacionados ao ambiente e a Educação Ambiental, de maneira conjunta com às disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.
Metodologia, educação ambiental, convivência coletiva.
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