A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA CONSTRUTORA DE SABERES AMBIENTAIS

Code: 210906036
9
5
Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA CONSTRUTORA DE SABERES AMBIENTAIS

Autores(as):
  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

  • Elielda Ribeiro da Silva Torres

    Torres, Elielda Ribeiro da Silva

  • Reinaldo Pacheco dos Santos

    Santos, Reinaldo Pacheco dos

DOI
10.37885/210906036
Publicado em

31/10/2021

Páginas

14-33

Capítulo

1

Resumo

A educação Ambiental é uma temática de grande importância para a sociedade, surgindo após grandes debates a respeito das consequências que os problemas ambientais poderiam causar para a humanidade, sendo fundamental para uma maior sensibilização das pessoas com relação a degradação do meio ambiente. O presente trabalho traz uma discussão sobre a utilização da Educação Ambiental como uma ferramenta construtora de saberes ambientais, onde retrata os antecedentes históricos da educação ambiental e a utilização dela nos diferentes espaços de ensino como uma ferramenta capaz de formar indivíduos mais responsáveis pelas causas ambientais, além de propostas para uma educação estruturante. A pesquisa objetivou apresentar e compreender a amplitude e relevância da educação ambiental escolar como ferramenta construtora de saberes ambientais visando a sensibilização social em busca de um ambiente sadio e equilibrado. A metodologia utilizada constituiu de revisão de literatura com análise de diversos artigos relacionados ao assunto. Concluímos que a Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável para a formação de sujeitos críticos, pois é capaz de envolver diversos saberes que são essenciais para uma reflexão sobre as práticas e causas ambientais.

Palavras-chave

Educação, Meio Ambiente, Construção de saberes.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.