A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS E SEMIAQUÁTICOS DA AMAZÔNIA

Code: 211206881
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Título

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS E SEMIAQUÁTICOS DA AMAZÔNIA

Autores(as):
  • Maeyssa Mikaela Trindade Reis

    Reis, Maeyssa Mikaela Trindade

  • Rebeca Brandão Nascimento

    Nascimento, Rebeca Brandão

  • Maria Fernanda da Silva Gomes

    Gomes, Maria Fernanda da Silva

  • Adriana Marisa Brandão da Silva

    Silva, Adriana Marisa Brandão da

  • Antonia Jaqueline Vitor de Paiva

    Paiva, Antonia Jaqueline Vitor de

  • Ariany Rabello da Silva Liebl

    Liebl, Ariany Rabello da Silva

  • Alzira Miranda de Oliveira

    Oliveira, Alzira Miranda de

  • Paulo Henrique Rocha Aride

    Aride, Paulo Henrique Rocha

  • Janari Rui Negreiros da Silva

    Silva, Janari Rui Negreiros da

  • Adriano Teixeira de Oliveira

    Oliveira, Adriano Teixeira de

DOI
10.37885/211206881
Publicado em

01/02/2022

Páginas

78-94

Capítulo

4

Resumo

Mamíferos aquáticos e semiaquáticos compõem a biodiversidade de mamíferos amazônicos e requerem ações educativas que ressaltem sua importância ecológica. Para compreender a demanda de conhecimento de discentes e docentes sobre estes mamíferos, objetivando gerar estratégias educativas sobre sua importância, uma pesquisa qualitativa foi realizada com classes do Ensino Médio utilizando questionários. Os questionários foram semiestruturados com questões abertas e fechadas sobre Educação ambiental e Ecologia, baseadas no conhecimento prévio e no conhecimento absorvido de palestras ministradas pelos pesquisadores. As entrevistas ocorreram em três momentos. O material didático utilizado pela docente foi analisado. Apesar de parte dos discentes já terem visto mamíferos aquáticos e/ou semiaquáticos próximos às suas residências, a maioria não sabia o que é Ecologia e, em algumas respostas abertas, a limitação de conhecimento sobre as espécies avistadas foi evidenciada. A docente conceituou Educação Ambiental afirmando já ter ministrado aulas com temática que envolveu os mamíferos do presente estudo. Assim, conclui-se que a docente conhece sobre o tema abordado, que os discentes possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre mamíferos aquáticos e semiaquáticos, fazendo com o que material didático suprisse parte da necessidade de aprendizado, e expondo a urgência por mais aprofundamento do conteúdo repassado aos discentes.

Palavras-chave

Meio ambiente, Vertebrados, Boto cor-de-rosa, Tucuxi, Peixe-boi da Amazônia.

Autor(a) Correspondente
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