A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS E SEMIAQUÁTICOS DA AMAZÔNIA
Maeyssa Mikaela Trindade Reis
Reis, Maeyssa Mikaela Trindade
Rebeca Brandão Nascimento
Nascimento, Rebeca Brandão
Maria Fernanda da Silva Gomes
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Adriana Marisa Brandão da Silva
Silva, Adriana Marisa Brandão da
Antonia Jaqueline Vitor de Paiva
Paiva, Antonia Jaqueline Vitor de
Ariany Rabello da Silva Liebl
Liebl, Ariany Rabello da Silva
Alzira Miranda de Oliveira
Oliveira, Alzira Miranda de
Paulo Henrique Rocha Aride
Aride, Paulo Henrique Rocha
Janari Rui Negreiros da Silva
Silva, Janari Rui Negreiros da
Adriano Teixeira de Oliveira
Oliveira, Adriano Teixeira de
01/02/2022
78-94
4
Mamíferos aquáticos e semiaquáticos compõem a biodiversidade de mamíferos amazônicos e requerem ações educativas que ressaltem sua importância ecológica. Para compreender a demanda de conhecimento de discentes e docentes sobre estes mamíferos, objetivando gerar estratégias educativas sobre sua importância, uma pesquisa qualitativa foi realizada com classes do Ensino Médio utilizando questionários. Os questionários foram semiestruturados com questões abertas e fechadas sobre Educação ambiental e Ecologia, baseadas no conhecimento prévio e no conhecimento absorvido de palestras ministradas pelos pesquisadores. As entrevistas ocorreram em três momentos. O material didático utilizado pela docente foi analisado. Apesar de parte dos discentes já terem visto mamíferos aquáticos e/ou semiaquáticos próximos às suas residências, a maioria não sabia o que é Ecologia e, em algumas respostas abertas, a limitação de conhecimento sobre as espécies avistadas foi evidenciada. A docente conceituou Educação Ambiental afirmando já ter ministrado aulas com temática que envolveu os mamíferos do presente estudo. Assim, conclui-se que a docente conhece sobre o tema abordado, que os discentes possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre mamíferos aquáticos e semiaquáticos, fazendo com o que material didático suprisse parte da necessidade de aprendizado, e expondo a urgência por mais aprofundamento do conteúdo repassado aos discentes.
Meio ambiente, Vertebrados, Boto cor-de-rosa, Tucuxi, Peixe-boi da Amazônia.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.