A ECOPEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A GEOGRAFIA CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DO ESPAÇO EM QUE SE VIVE
Luciano Miranda
Miranda, Luciano
Yasmine De Moura Da Cunha
Cunha, Yasmine de Moura
Juliano Bitencourt Campos
Campos, Juliano Bitencourt
José Gustavo Santos Da Silva
Silva, José Gusatavo Santos
29/12/2022
672-688
54
Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a temática a ecopedagogia em espaços não formais de educação com aporte da geografia contribuindo na compreensão do espaço em que se vive, sob a ótica dos acadêmicos de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Métodos: O local onde foi realizado a atividade prática é uma Unidade de Conservação (UC) que desenvolve projetos ligados a preservação e a conservação do meio ambiente visto a importância da Educação Ambiental e a relevância no contexto atual e as preocupações quanto à crescente degradação. Os sujeitos participantes deste estudo são 11 (onze) acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia cursando a terceira fase no ano de 2022/2. Para melhor conhecer os sujeitos da pesquisa foi aplicado um questionário com questões com o intuito de colher informações referentes à temática abordada, e um segundo questionário, após a atividade prática, possibilitando um maior conhecimento a respeito dos questionamentos em relação ao objeto pesquisado. Resultados: Por meio dos questionários, se apontou os resultados onde se percebe que os acadêmicos participantes, ao final da pesquisa conseguiram associar os termos trabalhados e como poderiam no futuro aplicar em sala de aula. Conclusão: Após a apresentação e análise dos dados, pode-se concluir que os acadêmicos participantes, que contribuíram nos questionamentos, concebem a educação ambiental como um processo sistemático que evidencie ações e projetos eficazes no combate aos problemas ambientais.
Ecologia, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Natureza.
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