A ECOPEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A GEOGRAFIA CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DO ESPAÇO EM QUE SE VIVE

Code: 221211223
11
0
Título

A ECOPEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: A GEOGRAFIA CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DO ESPAÇO EM QUE SE VIVE

Autores(as):
  • Luciano Miranda

    Miranda, Luciano

  • Yasmine De Moura Da Cunha

    Cunha, Yasmine de Moura

  • Juliano Bitencourt Campos

    Campos, Juliano Bitencourt

  • José Gustavo Santos Da Silva

    Silva, José Gusatavo Santos

DOI
10.37885/221211223
Publicado em

29/12/2022

Páginas

672-688

Capítulo

54

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a temática a ecopedagogia em espaços não formais de educação com aporte da geografia contribuindo na compreensão do espaço em que se vive, sob a ótica dos acadêmicos de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Métodos: O local onde foi realizado a atividade prática é uma Unidade de Conservação (UC) que desenvolve projetos ligados a preservação e a conservação do meio ambiente visto a importância da Educação Ambiental e a relevância no contexto atual e as preocupações quanto à crescente degradação. Os sujeitos participantes deste estudo são 11 (onze) acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia cursando a terceira fase no ano de 2022/2. Para melhor conhecer os sujeitos da pesquisa foi aplicado um questionário com questões com o intuito de colher informações referentes à temática abordada, e um segundo questionário, após a atividade prática, possibilitando um maior conhecimento a respeito dos questionamentos em relação ao objeto pesquisado. Resultados: Por meio dos questionários, se apontou os resultados onde se percebe que os acadêmicos participantes, ao final da pesquisa conseguiram associar os termos trabalhados e como poderiam no futuro aplicar em sala de aula. Conclusão: Após a apresentação e análise dos dados, pode-se concluir que os acadêmicos participantes, que contribuíram nos questionamentos, concebem a educação ambiental como um processo sistemático que evidencie ações e projetos eficazes no combate aos problemas ambientais.

Palavras-chave

Ecologia, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Natureza.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.