A DOCÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE UM ESTILO PEDAGÓGICO EM ESCRILEITURAS
Josimara Wikboldt Schwantz
Schwantz, Josimara Wikboldt
Carla Gonçalves Rodrigues
Rodrigues, Carla Gonçalves
01/05/2022
1388-1400
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Este trabalho objetiva mapear as condições de possibilidade de variação no estilo pedagógico docente. Utilizamos, como referencial teórico, a base filosófica da diferença de Deleuze e Guattari (1995; 2014). O interesse por esta investigação é fomentado pelo propósito de formação percebido nos cursos de licenciatura, em especial no curso de Pedagogia, em desenvolver um professor que domine habilidades e competências em relação ao currículo, a didática, a avaliação, os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. O que há para além dessas aptidões? Consideramos relevante a experiência do Projeto Escrileituras (Corazza, 2011) com oficinas que utilizaram matérias de arte, filosofia e ciência com professores da educação básica e universitária brasileira, construindo problematizações relativas à profissão. Quanto ao problema da pesquisa, questionamos: Como se constitui a variação no estilo pedagógico de um docente no ato de ler-escrever? Adotando o método da cartografia, acompanhamos os rastros que se engendram sobre o que se diz/faz da/na docência. Capturamos, nas novelas produzidas pelos professores durante a Oficina Conatus, elementos que manifestam a questão do olhar, do animal e de personagens da literatura, ao relacionarem com suas práticas, seus modos de existência e doença (um mal-estar), trespassando fronteiras entre humanidade e animalidade (Maciel, 2016). A pesquisa foi ao encontro de analisar essas produções em torno das necessidades da profissão, não somente de exercê-la, mas de registrá-la, de capturá-la e de pensá-la no rastro de um arquivo em meio à vida.
Educação, Escrileituras, Docência. Estilo, Filosofias da diferença.
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