A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Code: 210504606
22
6
Título

A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores(as):
  • Ligiane Oliveira dos Santos Souza

    Souza, Ligiane Oliveira dos Santos

  • Mariluce Aparecida de Lima

    Lima, Mariluce Aparecida de

  • Carla da Silva Vernancio Gomes

    Gomes, Carla da Silva Vernancio

  • Cleidia Helena de Jesus

    Jesus, Cleidia Helena de

  • Maria José de Jesus da Silva

    Silva, Maria José de Jesus da

  • Alessandra Costa de Souza

    Souza, Alessandra Costa de

DOI
10.37885/210504606
Publicado em

31/08/2021

Páginas

32-41

Capítulo

3

Resumo

Este trabalho aborda sobre a diversidade cultural e a desigualdade social, apesar de terem conceitos distintos, têm ampla relação, isto é quanto maior a diversidade cultural, maior a desigualdade social. A escola desempenha um importantíssimo pape nesse sentido, um primeiro passo é reconhecer a complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica. Tendo como problemática do trabalho Será que a escola como espaço social e cultural, possibilita a inclusão de todo tipo de diferenças cultural? A escola desempenha um importantíssimo papel nesse sentido, um primeiro passo é reconhecer a complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica. A educação escolar não pode ser pensada nem realizada senão a partir da ideia da formação integral do ser humano, num ensino participativo, solidário, acolhedor. É discutir cidadania desde os primeiros anos de vida ate os dias de vida de uma pessoa. Estabelecer formas solidaria e plurais de convivência. É na educação básica que a criança adquire o entendimento das diferenças, o respeito, o apoio mutuo no ambiente escola. Precisa levar em conta as diversidades existentes em sua sala de aula promovendo assim um espaço que valorize o interculturalismo e que combata o Etnocentrismo Este trabalho é uma revisão bibliográfica que visa mostrar um pouco a visão de alguns autores sobre a diversidade na perspectiva educacional, refletindo sobre essa relação entre o eu e o outro, para que o professor e os alunos enxerguem a escola como um espaço de troca de saberes e não um espaço massificante, de a negação da cultura do outro

Palavras-chave

Diversidade. Cultura. Escola. Professor.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.