A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃOSUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS

Code: 201001676
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Título

A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃOSUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS

Autor(a):
  • Hercules Guimarães Honorato

    Honorato, Hercules Guimarães

DOI
10.37885/201001676
Publicado em

08/12/2020

Páginas

14-29

Capítulo

1

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar ao meio acadêmico como foi construída a disciplina de Introdução à Logística Naval (ILN), que passou a fazer parte do currículo da Escola Naval (EN), a partir de 2016. O estudo é teórico-descritivo, de cunho qualitativo, com pesquisas bibliográfica e documental. A pergunta deste estudo: em que medida a Disciplina de ILN contribuirá para uma melhor formação dos Oficiais da Marinha oriundos da EN de acordo com o perfil desejado? Ao assumirmos a tarefa de construir uma disciplina do zero, e para uma instituição de ensino superior militar, cujo foco deveria ser a Marinha, ou seja, o objetivo central deveria ser a Logística Naval, alguns pontos merecem destaque: (i) o pouco tempo de sala de aula disponibilizado para a nova disciplina (apenas 33 horas-aula); (ii) obrigatoriedade das avaliações com graus somativos ao final da carga de conteúdos; (iii) a formação em Logística Empresarial do autor e a sua experiência profissional; (iv) o uso de casos logísticos reais e aprendizagem significativa; (v) o discente no centro da relação ensino-aprendizagem. A conclusão não é fácil quando pretendemos incluir uma disciplina em uma matriz acadêmica superior e militar, caracterizada por um ensino tradicional e tecnicista, de aprendizagem mecânica e com foco no docente. Os caminhos iniciais, contudo, foram abertos para uma formação em que os discentes se tornassem sujeitos ativos da própria aprendizagem e sintonizados também com o tempo em que estamos vivendo.

Palavras-chave

Currículo. Ensino Superior Militar. Introdução à Logística Naval.

Autor(a) Correspondente
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