A DESCARACTERIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE RESULTANTE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO

Code: 200901409
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Título

A DESCARACTERIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE RESULTANTE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO

Autores(as):
  • Mariana Borges Martins

    Martins, Mariana Borges

  • Terezinha Richartz

    Richartz, Terezinha

DOI
10.37885/200901409
Publicado em

18/11/2020

Páginas

48-60

Capítulo

4

Resumo

Atualmente novos desafios vêm sendo enfrentados pelas mulheres na sociedade, principalmente no mercado de trabalho, o que justifica o desrespeito e a desvalorização da profissão docente. A feminização do magistério se deu por diferentes fatores, a partir do século XIX, quando a mulher teve o direito de atuar no espaço público deixando de realizar apenas tarefas domésticas e sua função maternal. No entanto, as dificuldades impostas pela sociedade patriarcal ainda estão fortemente presentes hoje em dia. Por isso, o objetivo deste artigo é analisar as influências das desigualdades de gênero como um elemento da descaracterização da profissão docente, além de apontar os motivos que levaram à feminização do magistério, fazendo com que tal profissão se tornasse exclusivamente característica feminina na sociedade. O estudo bibliográfico fundamenta-se em princípios teóricos pautados em artigos científicos e livros considerando renomados autores da área, face à abordagem esclarecedora da importância de reconhecimento da profissão docente. Cabe às mulheres e à sociedade, em geral, enfrentarem as desigualdades de gênero, lutando contra os determinismos sociais, buscando a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Só assim serão atingidos alguns dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030. Sem a equidade e a disrupção tão desejadas nas escolas e no mercado de trabalho a mudança torna-se um mero engano.

Palavras-chave

Desigualdades de gênero. Feminização do Magistério. Profissão docente.

Autor(a) Correspondente
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