A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 210705564
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Título

A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autor(a):
  • Débora Pastoriza Sant' Helena

    Sant' Helena, Débora Pastoriza

DOI
10.37885/210705564
Publicado em

31/10/2021

Páginas

12-21

Capítulo

1

Resumo

Existem muitos benefícios da dança para o ser humano, tanto psicológico como cognitivo e motor, envolvendo a coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, amplitude, resistência, agilidade, elasticidade e outros fatores. A inserção da dança nas aulas de Educação Física é considerada efetiva para as crianças como uma ferramenta lúdica proporcionando a melhora cognitiva e afetivo-social. A importância e o significado da Educação Física implicam em reflexões sobre seus paradigmas, pois se vive numa sociedade dinâmica e entende-se que deve contemplar múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos a respeito do corpo. A dança vem se mostrando cada vez mais eficiente como prática educacional e a Educação Física Escolar possui subsídios amplos para abordá-la como um de seus conteúdos, compreendendo que se faz necessário uma visão ampla e um trato pedagógico acerca das atividades propostas pelo professor, nas quais o mesmo deverá contextualizar os movimentos e não impor apenas uma reprodução de movimentos soltos e sem significado. Estimulando assim, movimentos e um maior desenvolvimento do aspecto cognitivo, motor e afetivo-social, tornando por sua vez o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e prazeroso aos alunos.

Palavras-chave

Palavras-chave: Dança, Educação Física, Escola.

Autor(a) Correspondente
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