A CRIANÇA TRANSGÊNERO EM DUAS NARRATIVAS FÍLMICAS E A FORMAÇÃO COM, PARA E ALÉM DO CINEMA NA EDUCAÇÃO

Code: 220107248
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Título

A CRIANÇA TRANSGÊNERO EM DUAS NARRATIVAS FÍLMICAS E A FORMAÇÃO COM, PARA E ALÉM DO CINEMA NA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Claudia Ximenez Alves

    Alves, Claudia Ximenez

  • Leiriane Jenifer Souza Gloor

    Gloor, Leiriane Jenifer Souza

DOI
10.37885/220107248
Publicado em

26/02/2022

Páginas

13-25

Capítulo

1

Resumo

O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância e necessidade de debates e discussões possíveis sobre temáticas geralmente polêmicas e ausentes em cursos de Licenciatura em Pedagogia e/ou outras Licenciaturas, a partir de e de modo mediado, a experiência do cinema no espaço acadêmico. Para este fim, as autoras deste estudo organizaram um Mini-Curso, intitulado “Concepções de gênero\transgênero, com base nas representações de estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública, do Paraná, a partir da linguagem cinematográfica”, com base nos filmes Tomboy (2011) e Ma Vie En Rose (1997). Com o objetivo de promover a interação de profissionais, em sua formação inicial, vinculados à Educação, em um espaço acadêmico, a partir da exibição e posterior discussão de filmes que representassem linguagens cinematográficas alternativas às que são acessíveis comumente em circuitos comerciais, compreendemos, entre outros resultados, que o cinema pode ser abordado enquanto instrumento educativo, promovendo diálogos sobre temáticas diversas e adversas que envolvem nossa sociedade, sobretudo experiências de desconstrução de estigmas que envolvem gênero e sexualidade, sobretudo em ambientes escolares, colaborando na compreensão e na redução de práticas discriminatórias.

Palavras-chave

Infância, Gênero, Cinema, Criança Transgênero.

Autor(a) Correspondente
Licença

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