A CRIANÇA COM TDAH (E SEU CORPO) E A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E ANÁLISE PRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Code: 230212083
11
0
Título

A CRIANÇA COM TDAH (E SEU CORPO) E A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E ANÁLISE PRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autor(a):
  • Carolina Scarabucci

    Scarabucci, Carolina A.

DOI
10.37885/230212083
Publicado em

31/03/2023

Páginas

11-23

Capítulo

1

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo inicial, apresentado como requisito obrigatório para disciplina de Seminários de Pesquisa em Saberes e Práticas Educativas I – Formação e Desenvolvimento Docente, proposta pelas professoras Dras. Marisa Lomônaco de Paula Naves e Geovana Mello, no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação – Mestrado, da Universidade Federal de Uberlândia sob a temática da formação docente e o desenvolvimento profissional trazido por Huberman. São trazidos no desenvolver da leitura os conceitos de corpo até a contemporaneidade, definindo o desenrolar dessa perspectiva com base em Merleau Ponty, na Gestalt e na Fenomenologia Husserliana, onde ele (o corpo) é, ao mesmo tempo, atuante e meio de contato e comunicação com o mundo, sendo assim definidora das transformações da visão de mundo do indivíduo. Nesta perspectiva traçaram-se as variantes do conceito e da prática dentro do contexto escolar, analisando a questão do corpo na perspectiva do sujeito diagnosticado com TDAH, com predominância na hiperatividade/ impulsividade, e quais as possíveis propostas aplicadas em sala de aula que trariam resultados aos conflitos de comportamento presenciados

Palavras-chave

TDAH, Necessidade Educacional Especializada, Ensino diferenciado.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.