A CRIANÇA COM TDAH (E SEU CORPO) E A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E ANÁLISE PRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Carolina Scarabucci
Scarabucci, Carolina A.
31/03/2023
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TDAH: ANÁLISES, COMPREENSÕES E INTERVENÇÕES CLÍNICAS E PEDAGÓGICAS
Este artigo é resultado de um estudo inicial, apresentado como requisito obrigatório para disciplina de Seminários de Pesquisa em Saberes e Práticas Educativas I – Formação e Desenvolvimento Docente, proposta pelas professoras Dras. Marisa Lomônaco de Paula Naves e Geovana Mello, no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação – Mestrado, da Universidade Federal de Uberlândia sob a temática da formação docente e o desenvolvimento profissional trazido por Huberman. São trazidos no desenvolver da leitura os conceitos de corpo até a contemporaneidade, definindo o desenrolar dessa perspectiva com base em Merleau Ponty, na Gestalt e na Fenomenologia Husserliana, onde ele (o corpo) é, ao mesmo tempo, atuante e meio de contato e comunicação com o mundo, sendo assim definidora das transformações da visão de mundo do indivíduo. Nesta perspectiva traçaram-se as variantes do conceito e da prática dentro do contexto escolar, analisando a questão do corpo na perspectiva do sujeito diagnosticado com TDAH, com predominância na hiperatividade/ impulsividade, e quais as possíveis propostas aplicadas em sala de aula que trariam resultados aos conflitos de comportamento presenciados
TDAH, Necessidade Educacional Especializada, Ensino diferenciado.
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